15 de julho de 2007

A influência da comunicação em Marketing

A comunicação inter-pessoal deve ser um assunto tratado com muito cuidado dentro das organizações, cada indivíduo recebe uma mensagem de uma forma diferente, tem reações diferentes ao diversos estímulos e para cada percepção.
Esta forma de comunicação é amplamente utilizada, é parte do quotidiano organizacional e não há como fugir, independente da forma utilizada, que pode ser:
  • Direta: uma pessoa diante da outra, conversando normalmente, mas tomando os devidos cuidados para que não haja duplo sentido nas frases ou mesmo ruídos que impeçam a comunicação, mesmo assim sempre existem fatores como a linguagem ou terminologias que acabam causando algum efeito que impede a interpretação por completo;
  • Por telefone: um meio rápido de comunicação, mas que não permite perceber se a pessoa do outro lado está realmente prestando atenção no que é conversado, podem haver distrações ou mesmo reações que não serão percebida por nenhuma das pessoas e isto faz com que cada palavra seja entendida de uma maneira diferente;
  • Por carta: a escrita sempre é uma forma utilizada para que as pessoas não esqueçam um assunto, uma carta formal sempre terá um valor maior, mas que trará dúvidas que serão retiradas quando as pessoas se encontrarem ou utilizarem o telefone;
  • E-mail: um dos meios mais rápidos e que é pouco utilizado, mesmo assim as pessoas escrevem umas às outras para facilitar a troca de informações, com a sensação de que serão respondidas naquele exato momento, mas o que mais se ouve dentro das organizações pelos corredores é "você recebeu meu e-mail?", ou então o emissor telefona para a pessoa fazendo a mesma pergunta;
  • Gestos: alguns gestos demonstram um pouco do que é sentido na comunicação direta, logicamente a cultura das pessoas irá diferenciar todos eles, como também o contexto da conversa, nem sempre é possível dizer como uma pessoa está se sentindo apenas por seus gestos, mas sempre é bom estar atento e procurar compreender ao máximo o que podem significar, sem levá-los como uma regra universal, como exemplo a ação de acenar com a cabeça para cima e para baixo, no Brasil isto significa um sim ou é um sinal de aprovação, no Japão quer dizer que a pessoa está te ouvindo e prestando atenção, na Turquia é um sinal de negativa, ou seja, o mesmo gesto têm diferentes significados ao redor do mundo.
Para que a comunicação seja clara e objetiva, diversos fatores devem ser observados, desde o ambiente, até mesmo a comunicação em suas mais variadas formas, o que leva a você a buscar informações diariamente, aprender e colocar em prática cada pequena lição.
A melhor forma de comunicação é mesmo a direta, onde as pessoas estão umas diante das outras, mesmo assim podem ser utilizadas as demais para reforçar ou lembrar o que foi passado em uma reunião da empresa, ou mesmo uma solicitação, demonstrando que na verdade todas as formas são importantes, mas que cada uma pode estar associada diretamente as outras e ser muito bem utilizada.