31 de julho de 2007

Marketing em relacionamentos com clientes

Manter um bom relacionamento com os clientes é fundamental para todas as organizações, da mesma forma é possível compreender a necessidade de se pesquisar constantemente os desejos destes consumidores, ofertando produtos ou serviços adequados e no momento correto.
Também existem outros fatores que podem auxiliar uma empresa a obter sucesso no mercado, como a fidelização de consumidores, ofertar produtos e serviços de bom nível e principalmente ter o foco em seu público-alvo.
Muitas organizações tendem a tentar atender a todos os consumidores existentes, o que traz muito mais trabalho e gera muitas dificuldades para estas organizações, pois cada público-alvo é diferente e requer cuidados específicos.
Quanto melhor a definição do foco, maiores são as chances de sucesso no mercado, da mesma forma existe a inibição da ação dos concorrentes sobre seus clientes, mas não impede que em um determinado momentos seus consumidores troquem de produtos e marcas.
Gerenciar corretamente o relacionamento com os consumidores é um dos pontos mais importantes dentro das organizações, querendo ou não sempre existirá a necessidade de se ofertar um produto para uma pessoa, afinal de contas os produtos são criados por pessoas e para pessoas.
Diariamente são necessários muitos estudos sobre o comportamento do consumidor, que quando aliados às pesquisas e aos bancos de dados da empresa, permitem encontrar novas oportunidades e também revelam muitos dos motivos que levam aquele consumidor a adquirir os seus produtos.
Em certos momentos o relacionamento entre as empresas e os consumidores pode trazer mais vantagens do que se imagina, principalmente quando a organização sabe que sem consumidores não há uma razão para ela existir, que sem pessoas não há como criar novos produtos ou serviços e que a troca de informações entre a organização e seus consumidores permite encontrar as oportunidades.
Enquanto algumas organizações estão preocupadas em produzir, existem empresas buscando soluções mais eficazes para seus consumidores, que agregam valor ao produto e atendem perfeitamente aos seus desejos.
Um bom relacionamento com os consumidores pode ser percebido no ponto de vendas das organizações, onde o cliente se sente muito bem e as portas sempre estarão abertas para futuras aquisições destes consumidores.
Mas como o mercado está sempre mudando, e os consumidores também, é possível que algumas organizações cometam equívocos em seus treinamentos, transformando os consumidores em um único ser e enviando seus clientes para a concorrência.
O relacionamento com o consumidor é uma união que deve trazer benefícios para ambos, que transforme o desejo do consumidor em realidade, principalmente porque se você não o fizer, a concorrência
certamente o fará.