2 de julho de 2007

Marketing em relacionamentos internos

Muitas organizações preocupam-se mais com o relacionamento com seus clientes do que com seus colaboradores, desta forma acabam não percebendo que suas ações podem render muito mais quando os colaboradores sentem-se realmente importantes.
Cada área da organização influencia diretamente o desempenho da outra, toda e qualquer ação deve ser muito bem planejada e trazer uma oportunidade real de sucesso, com uma estrutura que permita aos colaboradores fazer o que realmente sabem.
É natural preocupar-se com os clientes, mas muitas organizações esquecem que seus clientes mais importantes estão dentro das áreas organizacionais, ainda assim existem pessoas que jamais adquirem o que vendem, apenas comprovando que estão lá para fazer número.
Com a mudança de comportamento do consumidor, algumas organizações perceberam que uma mudança no relacionamento interno deveria ocorrer, que sem a integração da organização não há como obter sucesso no mercado.
Dar importância para os colaboradores é, hoje, uma ação em alta nas organizações, mas Henry Ford já entendia que seus funcionários eram seus clientes, pois montavam um objeto de desejo e com seus altos salários eram os primeiros a adquirir os produtos fabricados.
Atualmente os gestores tendem a buscar em seus colaboradores um compromisso com a organização, mas que deve levar em conta vários pontos, como:
  • Cultura: a cultura da pessoa e da organização devem ser similares, ou iguais, para que os valores sempre estejam alinhados e o colaborador saiba exatamente como se comportar e o que esperar da própria organização em sua relação com as pessoas e com o mercado;
  • Conhecimento: existem práticas que não devem ser colocadas dentro da organização, saber como agir e de que forma agir é fundamental, não basta ser alguém com um grau de conhecimento elevado se não consegue aceitar que outras pessoas podem saber mais que você, o conhecimento sempre é complementar e não absoluto;
  • Relacionamento: os colaboradores são um reflexo da organização e o contrário também é verdadeiro, desta forma percebe-se que a imagem percebida pelo mercado deve ser a mesma dentro da organização, os relacionamentos internos são tão importantes que a integração das equipes e das áreas depende exclusivamente da forma como uma pessoa consegue lidar com as demais, independente do grau de conhecimento de cada indivíduo;
  • Melhoria contínua: sentir que as pessoas da organização exercem suas tarefas com uma evolução contínua é uma missão que exige dedicação, disciplina e determinação, desta forma o gestor também deve compreender que cada pessoa têm um ritmo de aprendizado, assim como ele próprio, então o treinamento é fundamental, preocupar-se com o preparo de cada colaborador é primordial e amplia o crescimento de todos.
Trabalhar com pessoas exige eliminar preconceitos, definições antiquadas e enxergar somente a si próprio, interagir faz parte do quotidiano e permite trocar e adquirir conhecimentos, tornando cada indivíduo melhor a cada dia e permitindo que a organização também seja beneficiada.