21 de julho de 2007

O sucesso das empresas em Marketing

Em certos momentos o sucesso de uma organização é comentado como sorte, mas o que não se sabe é que a referida sorte nada mais é do que puro trabalho, dedicação, disciplina e determinação, embasados por um planejamento bem elaborado e pessoas dispostas a compartilhar com todas as áreas as informações necessárias.
Além de manter um nível elevado de conhecimento, é muito importante saber que rumo seguir, ou seja, planejar muito bem cada passo, buscar informações no mercado que apontem quais serão os movimentos dos concorrentes, qual é a aceitação do público com relação aos produtos, que diferenciais são importantes, em que pontos estão os diferentes ciclos de vida etc.
Ainda assim existem organizações que apenas seguem ou copiam as demais, porque procuram a sorte ao fazer desta forma, até pode-se aceitar que por um pequeno período de tempo esta estratégia possa dar certo, mas o consumidor sempre quer seus desejos atendidos e nem todas as organizações conseguem atingir esta exigência individual.
Com produtos cada vez mais iguais, no aspecto visual e funcional, percebe-se que há uma grande procura por grandes diferenciais, os consumidores sempre buscam a melhor relação de valor (benefícios/custos) e também tem informações mais precisas atualmente.
O que pode levar uma organização ao sucesso é justamente saber que ninguém conquista espaço e reconhecimento em um curto espaço, os anos iniciais de funcionamento de uma pequena empresa podem ser determinantes para o seu sucesso.
Outro ponto interessante é a formação de parcerias, trazendo os fornecedores para dentro do planejamento, pois sem eles não há produção, instruindo muito bem os vendedores, se relacionando adequadamente com seus clientes e sempre melhorando o desempenho de todas as áreas.
Cada pessoa dentro da organização é importante, o que para alguns pode parecer impossível, e que pode ser entendido com um exemplo um pouco estranho: a perna mais importante de uma cadeira de três pernas é aquela que está faltando.