23 de julho de 2007

O treinamento dos colaboradores em Marketing

Para elaborar o planejamento dos treinamentos das pessoas que são parte da organização, deve-se conhecer muito bem a necessidade do treinamento, se há aplicação real do que será passado e qual é o melhor ambiente.
Diariamente são necessários colaboradores muito bem treinados, que tenham uma cultura muito próxima a da organização, com valores recíprocos e que respeitem o consumidor.
Nos pontos de venda é muito importante contar com vendedores que façam a venda consultiva, um processo muito profundo e que evita o empurrar produtos, pois o consumidor está muito bem preparado e informado atualmente, já conhece o produto que irá adquirir e com as informações obtidas junto aos seus amigos, sabe o que realmente quer.
Ainda assim existem organizações que apenas contratam uma empresa para dar um treinamento, o que acaba tornando-se ineficaz ao realizá-lo da forma errada.
Os erros acabam ocorrendo pela falta de conhecimento, os gestores foram formados da mesma maneira e só repetem os exemplos obtidos ao longo do tempo, onde o treinamento era apenas enviar um grupo de colaboradores para um local onde alguém iria lhes ensinar novas técnicas.
Atualmente a mudança na forma de se realizar treinamentos é muito pequena, algumas organizações mandam seus colaboradores para seminários, apenas para achar que fizeram o melhor para todos, sendo que o pensar não existiu.
Para se determinar qual é o melhor treinamento a ser realizado é necessário avaliar uma gama de variáveis que estão ligadas diretamente ao desempenho, também existem treinamentos que serão feitos sem razão, como investir em um treinamento específico porque este ou aquele colaborador não é muito bom em determinada situação, o que irá acontecer é que este tempo será jogado fora, a pessoa continuará ruim naquele ponto e perdeu uma grande oportunidade de melhorar a sua maior força.
É muito comum que os gestores achem, já que não foram educados a pensar, que suas decisões são soberanas e corretas, então percebem-se as grandes falhas e erros ocorridos nos processos dentro da organização, pois em nenhum momento foram preparados para lidar com pessoas.