30 de julho de 2007

Os efeitos da comunicação em Marketing

Novos desafios necessitam de pessoas preparadas, de equipes bem entrosadas e que tenham um relacionamento a altura do resultado de seu trabalho, mas sempre há um fator que pode determinar o sucesso de uma nova campanha, e que traz consigo muito mais do que meras palavras, a comunicação pode ser a linha tênue que separa o seu produto dos concorrentes.
Diariamente os consumidores recebem diversas formas de comunicação, gerando volumes de informação que só é realmente percebida se o consumidor estiver a procura do produto ou serviço.
Diante do grande trabalho que os concorrentes podem realizar, você sempre está disposto a coletar mais dados, transformá-los em idéias e desenvolver com sua equipe um projeto, o que é resultado de uma comunicação simples e eficaz, que gera muito mais conhecimento e agrega mais valor aos produtos.
A comunicação existe para aproximar o consumidor dos seus desejos, dentro das organizações não é diferente, pois todos trabalham para alcançar o sucesso, mas que em alguns casos é atrapalhado pela comunicação unilateral ou inexistente.
Utilizar corretamente a comunicação para desenvolver novos projetos, seja para um produto ou serviço, requer conhecimento e atenção ao que realmente é desejado, mas que em certos momentos pode causar confusão dentro das equipes, pois nem sempre a linguagem utilizada é a mesma, e isto dificulta a troca de idéias, o aprimoramento e execução de projetos.
Sem uma boa comunicação a organização deixa de notar os detalhes do projeto, do planejamento que foi elaborado e do que as pessoas têm em mente, logicamente há momentos em que a comunicação poderá determinar que aquele produto ou serviço não seja ofertado.
Em certo momento você pode pensar que a idéia e o projeto estão muito bem estruturados, que todas as variáveis foram estudadas corretamente, mas que durante a pesquisa acabou esquecendo de coletar um dado muito importante e que dá o aval para colocar em prática tudo o que foi criado, da mesma forma existem projetos que acabam aprovados e o resultado não é satisfatório, principalmente porque na pesquisa houve uma falha na elaboração das questões a serem abordadas ou as devidas informações não foram passadas às pessoas entrevistadas.
Como você pode perceber uma simples palavra pode mudar todo o contexto, agregar ou subtrair, o que comprova que mesmo com uma boa comunicação sempre há um pequeno ruído que interfere diretamente no resultado, mas ainda assim sempre que uma comunicação for bem executada pode-se perceber que o receptor pode ter algumas dúvidas, e que o mais importante é sempre estar disposto a ouvir as críticas, positivas ou negativas, para que todos ganhem conjuntamente.
A comunicação é uma das ferramentas mais utilizadas pelo ser humano, faz parte do dia a dia e você sempre está passando uma mensagem, seja ela verbal, corporal ou escrita.