10 de julho de 2007

Os sites e o Marketing

O sonho de inúmeras organizações é poder exibir sua marca para o mundo, a internet é um caminho simples para se conseguir este feito, mas também traz variáveis inesperadas e que podem atrapalhar o desempenho do negócio no mercado.
Todas as organizações buscam inovar, entregar ao consumidor o melhor produto, realizar campanhas que marquem a história, fidelizar seus clientes, oferecer a maior gama de serviços e atender aos desejos do consumidor, e entrar na internet parece um caminho rápido para trocar informações e coletar mais dados em pesquisas realizadas em seus sites próprios.
Mas existem decisões que podem levar uma organização a não colocar sua marca em um site, entre elas:
  • O tamanho da organização: ao colocar seu nome na internet a empresa está em uma vitrina, alcança qualquer país e seus produtos ficam mais conhecidos, mas também existe o fato de que o consumidor deseja adquirir aquele produto, independente do local onde esteja, e neste caso a organização deve saber realmente se possui ou não capacidade para atender ao pedido, pois se ela pode produzir 1.000 unidades por mês e recebe um pedido de 5.000 unidades para daqui a um mês, terá que cumprir o acordo, mas talvez quem tenha aceito o pedido não tenha avaliado este fator, o que gera um problema para todos, e então a empresa perde a credibilidade, aquele cliente não terá mais interesse nos produtos etc.;
  • Organização: para atender consumidores do outro lado do mundo há toda uma estrutura que deve ser desenvolvida, os problemas devem estar em pauta, o tempo é relativamente escasso e tudo o que será entregue ao consumidor deve estar em perfeitas condições, então vale a pena ressaltar na página da internet (site) o tempo de entrega, disponibilidade de estoque, em que regiões pode atender, custos adicionais, formas de pagamento, quantidades que podem ser adquiridas etc., também deve haver um planejamento para envio de produtos.
  • Realizar pesquisas: criar uma página na internet pode ser fácil, mas também requer cuidados, pois o público-alvo pode não utilizar a internet ou mesmo ter acesso a internet, desta forma fica evidente a necessidade de pesquisar junto aos consumidores este desejo, mesmo que possa parecer inevitável ter um site.
As páginas da internet ampliam o alcance da organização, geram visibilidade para as marcas e produtos, mas também agregam maiores responsabilidades, especialmente quando este não é o foco principal da organização.
Realmente é percebida esta necessidade pelas organizações, mas já vi casos onde a página atrapalhou a organização, porque ela não estava preparada e nem sabia que um cliente muito distante poderia realizar um pedido, ou seja, a página da internet foi criada por um simples modismo e trouxe um problema para a empresa.
Sempre que uma organização desejar dar um novo passo é recomendável elaborar um planejamento, estudar os efeitos da ação e descobrir se é realmente necessário tomar esta decisão, para evitar que uma nova ferramenta se torne um problema e não uma solução.