3 de julho de 2007

Que mercado atender em Marketing

Conquistar uma grande fatia de mercado é o sonho de muitas empresas, mas existem inúmeros pontos que devem ser levados em consideração para que tal feito seja alcançado, da mesma forma há momentos em que o melhor a se fazer é manter o público fiel, realizando pequenos ajustes em todas as áreas da organização.
Toda pequena empresa quer ser grande, fixa este objetivo para um prazo determinado e trabalha para conquistar seu espaço, busca informações, conhece os concorrentes, cria diferenciais, estabelece uma marca etc.
Para chegar em um nível melhor são necessárias inúmeras análises, o conhecimento da própria organização é uma das bases para que a melhoria seja contínua, saber que fornecedores escolher também traz um valor agregado maior, criar uma cadeia de valor é fundamental e nem sempre expandir o negócio é o melhor a se fazer.
Muitas organizações deixam de lado o planejamento, não selecionam quais são as práticas mais adequadas para alcançar o sucesso e apenas copiam as estratégias dos concorrentes, mas com o passar do tempo a empresa perde sua identidade.
Em certos casos, há inúmeras organizações que assim o fazem, ofertar uma quantidade limitada de produtos é uma grande estratégia, posicionar adequadamente a marca, fidelizar o público-alvo e sempre melhorar é primordial.
Para que isto ocorra é necessário que a organização tenha:
  • Dimensionado corretamente seu mercado: algumas organizações atendem a segmentos de mercado, mas em certos momentos o melhor a se fazer é encontrar um nicho de mercado, fazer com que seu produto seja o objeto dos desejos de muitos, mas feito para poucos, como exemplo podem ser destacados os carros super-esportivos;
  • Definido o público-alvo: quando se encontra um nicho de mercado há poucos consumidores, o que eleva o nível de exigência, da mesma maneira com que a fidelização torna-se um fator decisivo para o sucesso e que permite à organização ofertar um produto único para um consumidor único;
  • Agregado valor ao produto: a percepção do valor é individual, cada indivíduo tem a sua e por isso um nicho de mercado encontrado em uma pesquisa é a forma mais fácil de se atender aos desejos, mesmo assim este pequeno grupo de consumidores irá determinar que o valor agregado traga a visualização concreta no produto daquilo que é esperado;
  • Criado uma marca reconhecida: muitas pessoas já ouviram falar de Ferrari, Porsche, Rolls-Royce, Armani, Zara etc., ninguém duvida da qualidade de um produto com estas marcas e isto acontece com uma estratégia muito bem planejada e executada, pois estas marcas atendem aos desejos dos consumidores e por isso têm um reconhecimento mundial;
  • Implantado um sistema de qualidade: um produto sem qualidade não fica no mercado, as organizações podem ter os melhores fornecedores, mas se na linha de produção o pessoal não for treinado, o produto sairá com defeitos e haverá um grande prejuízo, da mesma forma não há como ter profissionais altamente qualificados na linha de produção se o fornecedor não consegue oferecer matéria-prima de qualidade, este ponto deve ser analisado com cuidado, a qualidade não é iniciada na linha de produção, ela já é demonstrada nas pesquisas, então o planejamento deve ser elaborado com qualidade e, os fornecedores, escolhidos a dedo, então na linha de produção todos devem ser treinados constantemente, o maquinário deve ser o melhor que a empresa puder ter, medir os defeitos na produção é fundamental, a logística deve ser excelente, no ponto de venda todos os vendedores devem ser muito bem preparados, ou seja, a qualidade é o mínimo que se exige de uma organização.
Os maiores sonhos começam com pequenos passos, e as grandes empresas iniciaram suas atividades com pequenas, logicamente deve haver um planejamento para executar e chegar ao ponto desejado, sempre melhorando em todos os sentidos e atendendo adequadamente os consumidores.