27 de julho de 2007

Utilizando o Marketing permissivo

Com o uso do Marketing permissivo, as organizações conseguem se aproximar cada vez mais dos seus consumidores, trazendo benefícios exclusivos para estas pessoas que sempre desejam conhecer novos produtos antes dos demais.
Utilizar adequadamente o Marketing permissivo requer muitos cuidados, nem todos os consumidores estão dispostos a receber informativos, e-mails, mensagens etc. sobre um novo produto, mas há um nicho de mercado que é ávido por novidades e está disposto a conhecer todos os lançamentos do mercado.
O que muitos podem imaginar é que todos os consumidores gostam de conhecer as novidades, o que foi lançado ontem e hoje já está em sua casa, mas o que acontece com o Marketing permissivo é justamente o desejo de estar a frente dos demais, é ser inovador e buscar o que ninguém mais possui.
Muitos podem chegar a utilizar serviços de Marketing permissivo sem perceber, pois as pessoas selecionam as informações que desejam receber e quando receber, provavelmente a maioria das pessoas definidas como inovadores sempre estão abertas a novas experiências, aos novos usos e aplicações de produtos e dispostos a adquirir qualquer um de seus objetos de desejo por um preço maior.
Mas o Marketing permissivo não é somente utilizado com produtos, os serviços também podem trazer inovações e ter grande utilização pelas pessoas em geral, um dos exemplos que podem ser citados é justamente o RSS, no início um programa (software) era necessário para receber as notícias selecionadas pela pessoa, desde notícias de jornal até informativos de lojas virtuais ou mesmo atualizações de páginas (sites) ou blogs, trazendo até a pessoa a informação requisitada.
A questão mais importante nesta estratégia de Marketing é justamente a autorização da pessoa e o seu desejo por receber qualquer forma de comunicação, cabe a você escolher o que deseja ou não receber, a opção está em suas mãos e pode ser revista a qualquer momento.
As diversas ferramentas de comunicação utilizadas pelas organizações podem ampliar os dados obtidos diariamente, trazer para a organização as tendências de um mercado sempre em movimento e que, cada vez mais, requer muitos cuidados no relacionamento com os consumidores.
Outro ponto muito importante é que todas as ações da organização devem respeitar sempre o desejo do consumidor, empurrar o que não é desejado acaba arranhando a marca do produto, o nome da empresa e leva o consumidor a procurar a concorrência, o que mostra claramente que conhecer seu público é vital e traz inúmeros benefícios no dia a dia do mercado.