17 de agosto de 2007

Aprendizado e cultura em Marketing

Os relacionamentos internos influenciam diretamente o desempenho da organização, muitas vezes a falta de organização e planejamento podem atrapalhar o desenvolvimento das tarefas e gerar um desgaste entre as pessoas.
Todas as organizações podem lidar com conflitos diariamente, o que não deve ocorrer é deixar que a diferença de opinião torne-se o motor para disputas entre as diferentes áreas ou mesmo entre as pessoas, o que claramente prejudica a organização como um todo e acaba com um ambiente favorável à formação de times dentro da empresa.
Como, atualmente, as organizações iniciaram um processo de se inserir adequadamente na era do conhecimento, percebe-se que cada pessoa pode ganhar muito mais quando consegue compartilhar o que de melhor tem.
As diferentes habilidades encontradas em um time são favoráveis ao estabelecimento de um objetivo comum a todos, nenhuma área pode ser deixada de lado, o que traz uma oportunidade de ampliar e melhorar o relacionamento entre as pessoas, uma vez que a empresa só pode ter um bom relacionamento com seus clientes se o relacionamento estiver inserido em sua cultura.
Algumas organizações já perceberam que todas as suas ações devem partir do seu interior, e para que a integração ocorra há um longo caminho a percorrer, principalmente quando na empresa a cultura existente sempre foi a de competir com a outra área, que na verdade só elimina a oportunidade de se aprender mais e poder melhorar, deixando estas oportunidades para a concorrência.
Todas as pessoas possuem opiniões com base em seu nível de conhecimento, formulam estratégias, buscam informações que melhor se encaixam à sua necessidade, interagem com os demais para melhorar um projeto e podem ensinar e aprender mais quando conseguem colaborar entre si.
Dentro de uma organização existem paredes invisíveis, por mais que você enxergue a pessoa sempre há algo que impede a comunicação entre vocês, o que acaba demonstrando o quanto se pode contribuir no ambiente em que se está e como cada pessoa ganha ao dividir informações com os demais.
Muitas pessoas imaginam que o conhecimento deve pertencer somente a elas, que o que adquiriram ao longo dos anos é exclusivamente seu, mas se esquecem que apenas o conhecimento não é suficiente, pois a troca de informações, as experiências diferentes e a capacidade de agregar mais valor ao conhecimento são conquistas de várias pessoas, o que pode ser transformado em sabedoria.
Aprender é um exercício diário que deve fazer parte da cultura das organizações, trazendo diferentes conhecimentos para o seu time aplicar em seus produtos e serviços, mesmo assim um dos fatores que mais influencia no aprendizado é o próprio homem.