8 de agosto de 2007

Atendimento e conhecimento em Marketing

Acompanhar os diferentes ciclos de vida existentes em um mercado é muito importante, mesmo assim há momentos em que certas ações podem ser tomadas antes do tempo, como forma de defender seu mercado ou alongar a vida de um determinado produto utilizando-o de novas maneiras.
Diariamente surgem novos produtos, mas nem sempre acompanham o ciclo de vida do mercado, são novas opções ofertadas ao consumidor e que podem saturar um mercado, quando este já possui produtos suficientes para seu público-alvo.
Com a entrada de novos concorrentes é necessário que você conheça rapidamente as suas estratégias, que encontre uma forma de não perder o mercado já conquistado e ao mesmo tempo evitar que seu produto fique ultrapassado.
Diante das inúmeras opções de produtos, é bem provável que o consumidor fique em dúvidas ao entrar em uma loja, principalmente porque os vendedores tendem a mostrar todos os produtos de um segmento ou nicho, o que só aumenta as dificuldades do consumidor escolher, talvez fosse melhor o vendedor passar pela mesma situação para descobrir que um consumidor só poderá decidir o que irá adquirir quando tiver a sua frente dois ou três produtos, limitando a distração e também atendendo corretamente o cliente.
Também fica claro como os vendedores podem auxiliar o cliente, tornando-se um vendedor-consultor, buscando informações do perfil do consumidor, da forma como ele gosta de ser atendido, qual é a sua necessidade essencial no atendimento etc.
Mas em muitos casos a confusão se torna maior, um vendedor despeja uma quantidade absurda de produtos à sua frente, e ainda acha que você não sabe escolher.
Lidar corretamente com seus clientes requer treinamento, o simples fato de trazer a realidade à mente dos gestores de uma organização facilita, e muito, a compreensão das ações a serem tomadas, logicamente todas as pessoas de uma empresa devem estar em contato constante com seus clientes, observando comportamentos, melhorando os produtos, adequando o atendimento, recebendo um retorno, criando a fidelização de forma simples e direta.
Muitas vezes você pode achar que lidar com pessoas é difícil, mas se esquece que também é uma pessoa, e que você sempre estará acompanhado por você mesmo, talvez o que esteja faltando é exatamente compreender as diferentes atenções que uma outra pessoa requer, então já se pode perceber que você iniciou um processo de aprendizado novo, pois não fará com os outros o que não quer que façam com você.
Mas também é necessário que os gestores enxerguem a si próprios como pessoas, que saibam compreender melhor as necessidades de cada momento e que possam trabalhar conjuntamente com seus colaboradores para melhorar continuamente.
As pessoas se dizem vivendo na era do conhecimento, mas em poucos momentos estão presentes, porque em suas cabeças dividir conhecimento é entregar para os outros alguns segredos, quando na verdade todos colaboram com o conhecimento, trazendo novas perspectivas e ampliando o conhecimento com informações, da mesma forma com a qual encontram novas oportunidades, pensando muito e deixando o achar para a concorrência.