15 de agosto de 2007

Comunicação e comportamento do consumidor em Marketing

Criar e fazer parte de uma rede é importante para que os relacionamentos se mantenham por um período mais longo, também pode-se aproveitar para compartilhar os conhecimentos obtidos ao longo do tempo, aprender com os demais e ampliar a profundidade do conhecimento sobre um assunto.
Com a facilidade trazida pela internet percebe-se que as pessoas redefiniram o termo rede de relacionamentos, como também lidam diferentemente com o conhecimento, passando a movimentá-lo com um grupo ou mesmo trocando informações que agregam mais valor para cada conhecimento específico.
Os meios disponíveis na internet, páginas (sites), blogs, wikis etc., revelam a necessidade das pessoas por buscar informações mais relevantes para o seu dia a dia, até mesmo as pesquisas utilizadas através da internet acabam se tornando mais fiéis ao pensamento do consumidor.
Um dos pontos que permite esse volume de trocas de informações é exatamente a rapidez com que as pessoas realizam pesquisas, conversam com amigos e geram conteúdo, pois estas pessoas podem conversar com as demais utilizando uma linguagem comum ao grupo, transmitindo o conhecimento de uma forma mais rápida e que tem fácil compreensão.
Outro ponto é justamente a troca realizada entre as pessoas, uma tese tem uma antítese e transformam-se em uma síntese, pois o volume de informações é maior, e o aprimoramento do conteúdo é o resultado das discussões do grupo.
Para as organizações a maneira de lidar com estes grupos deve acompanhar o desenvolvimento natural, o que resulta em relacionamentos altamente produtivos, pois estes consumidores conseguem expressar de forma mais clara o que desejam, ao responder uma pesquisa na internet, por exemplo, algo que não ocorre em pesquisas realizadas com a presença de pessoas que fazem perguntas e anotam respostas.
O ser humano tem a necessidade de criar redes de relacionamentos, que por sinal sempre estão evoluindo e agregando novas formas de se comunicar, no início foi através da fala, atualmente existe um volume maior de comunicação através da escrita.
Cabe a organização estudar e pesquisar este consumidor, compreender como funciona a sua rede e atender aos seus desejos.