14 de agosto de 2007

Gerência de times em Marketing

Gerenciar um time dentro de uma organização é fundamental para o êxito das tarefas, sempre mantendo o foco no objetivo principal e criando um ambiente favorável a todos, mesmo assim ainda existem empresas onde há maiores dificuldades em lidar com pessoas, talvez por despreparo dos gestores, talvez por uma cultura muito diferente das pessoas que ali estão inseridas neste time.
A cultura pode e influencia diretamente no desempenho de todas as pessoas que compõem uma organização, trazem consigo uma história e em certo momento acham que a sua verdade ou solução é muito maior do que os demais.
Somente pelo fato de achar algo é possível perceber o despreparo desta pessoa, o que deve ocorrer em uma organização é o pensar, conhecer profundamente a sua função e compreender que a pessoa que está ao seu lado tem uma habilidade que você não possui.
As diferentes habilidades caracterizam times, que se integram e encontram soluções, podem dar novas visões sobre um assunto, estabelecer metas possíveis de alcançar, definir prazos com maior precisão e, principalmente, tem um relacionamento com os demais muito melhor.
Para os gestores a melhor situação é poder contar com pessoas que utilizem corretamente suas melhores habilidades, que possam trabalhar em times e desta forma tornem-se muito melhores que seu gerente.
Como cada pessoa possui uma habilidade específica, é natural que a cada momento uma delas acabe tomando a frente em um projeto, pois este projeto é voltado para a área de conhecimento daquela pessoa, e você sempre tem ao seu lado alguém muito melhor do que você, pois nem todos desenvolvem habilidades com cálculos, com planejamento, com a área estratégica etc.
Lidar com estas habilidades individuais, que em conjunto e bem ajustadas são praticamente perfeitas, pode-se criar um ambiente muito mais criativo, com relacionamentos que eliminam as disputas para se saber quem é o melhor e o aprendizado torna-se uma constante para todos.
Aprender não é um processo com início, meio e fim, mas sim o desenvolvimento contínuo que cada um traz para si e utiliza o aprendizado para conhecer melhor suas habilidades e a estar pronto para desempenhar seu trabalho com excelência, o que um conhecimento mais aprofundado, mas que sempre estará ligado aos demais e fará parte de um conjunto, mesmo quando não há esta percepção de conexão entre pessoas.
Talvez a habilidade mais difícil de se controlar seja realmente o lado humano, todas as pessoas são diferentes, mas para alguns gestores, e pessoas em geral, falta enxergar que diante do espelho todas as manhãs sempre está uma pessoa, e que seu lado humano deve se desenvolver diariamente, melhorando as relações e aprendendo continuamente.