10 de agosto de 2007

A importância da logística em Marketing

Uma das áreas que, atualmente, pode influenciar diretamente o sucesso de uma organização no mercado é a logística, mas que claramente é, ainda, uma área pouco conhecida ou então mal utilizada pelas organizações.
Diariamente são produzidos milhares de produtos, que são transportados, armazenados, movimentados etc., mas que por um fator muito simples, chamado conhecimento, é deixado de lado, e que sem a logística não há como ofertar seu produto ou serviço ao cliente.
Você pode até imaginar que a logística não influencia em nada o sucesso da organização, mas do que adianta criar uma campanha maravilhosa se o produto não está disponível, o cliente é apenas lembrado pela propaganda que deve adquirir um produto, ou que deve contratar algum serviço.
Ainda assim existem gestores que não se preocupam com a logística, esquecem que dentro da organização ela está envolvida diretamente em todos os seus processos, desde o estoque até a entrega, cuidando da armazenagem adequada, melhorando o roteiro de entrega, gerenciando o ressuprimento e até permitindo que a empresa funcione adequadamente.
Também é possível que muitos produtos obtenham sucesso devido, única e exclusivamente, à logística, um deles é a Coca-Cola, que, independente do local onde você esteja, acaba encontrando, tudo isso graças a logística e contando com um planejamento muito bem elaborado.
Diante das novas necessidades do mercado, em especial o brasileiro, percebe-se que a estrutura mínima necessária para se criar valor com a logística fica altamente prejudicada, não há como ligar um modal ao outro e desta forma ganha-se um desperdício de tempo, de produtos e de investimentos, justamente porque a logística é pouco estudada, alguns ou nenhum cálculo é feito, o achar está inserido no ambiente e o pensar é deixado de lado.
O que alguns gestores não percebem é que em certos casos é muito melhor enviar um produto por meio de aviões do que pelas rodovias, mas a falta ou desconhecimento da necessidade de se fazer alguns cálculos é muito comum, pois estes gestores acham que é perda de tempo.
Mas você pode até pensar que a logística pode ser deixada em segundo plano, e se assim o fizer acabará economizando, e deixará espaço para o concorrente.
Em um mercado competitivo e globalizado é de suma importância estudar e conhecer mais profundamente a logística, assim como é vital conhecer toda a organização e ajustá-la adequadamente, pois os produtos que estão no estoque não valem dinheiro, mesmo que você tenha pago, eles apenas geram custos e muitas vezes nem são vistos desta forma.
E para que você compreenda um pouco melhor a importância da logística, basta pensar sobre o computador que usa para acessar a internet, se não fosse esta marca que usa que estivesse disponível na loja, com certeza compraria um concorrente, mesmo que fosse fiel àquela marca, pois a sua necessidade era adquirir um computador com estas características.