11 de agosto de 2007

Marketing e administração do tempo

Administrar adequadamente o tempo traz inúmeros benefícios para a execução de tarefas, da mesma maneira é possível perceber que a exigência do mercado torna a agilidade um ponto imprescindível na colocação dos produtos e serviços da sua empresa nos pontos de venda.
Como todos devem saber o tempo é algo que não pode ser armazenado, é irrecuperável e irreversível, mesmo assim muitas pessoas tentam ganhar tempo ou economizar tempo, o que é algo associado diretamente com a velocidade utilizada para se executar uma tarefa corretamente.
Com o passar dos anos o tempo parece ter ficado escasso, reduzido e insuficiente para se realizar todas as tarefas dentro de uma organização, na verdade o acúmulo de serviços é que gera esta percepção, como também a falta de planejamento e organização.
O tempo é idêntico para todas as pessoas, o dia tem a mesma duração, mas o fato de ser obrigado a gerenciar e executar inúmeras tarefas em um curto espaço de tempo é comum a todos, principalmente quando o trabalho de um interfere diretamente no dos outros, o que é natural em uma organização.
Pode-se dizer que o tempo está associado diretamente com a facilidade de lidar com os processos existentes dentro de uma organização, se alguém entrega a você uma pesquisa atrasada seu desempenho também terá um atraso, quando uma linha de produção é parada por um problema, todo o restante da organização sente o impacto, pois sem um produto exibido nas prateleiras não há função para a propaganda, e neste caso o concorrente ocupa o seu espaço.
Muitas vezes a falta de alguns artifícios para gerenciar o tempo pode atrapalhar a relação entre as pessoas e suas tarefas, contar com um planejamento daquilo que deve ser feito, ter uma agenda organizada e compreender que a empresa é um grande time podem facilitar o trabalho de se fazer o tempo trabalhar em seu favor.
Logicamente a cultura local pode interferir diretamente na forma como o tempo é percebido, gerando acúmulos de tarefas ou o trabalho é refeito.
Em muitas situações a desorganização pode ser transformada, com treinamentos, percepção de que ao lado está alguém que depende do seu desempenho e que o trabalho deve ser feito uma única vez.
Uma das grandes dificuldades é justamente transformar algo intangível como o tempo e um bem tangível, que todos possam sentir sua presença e compreender melhor a relação real do mercado com o tempo.
Um outro ponto bem interessante é que você deve programar apenas oitenta por cento de seu tempo, deixando o restante para imprevistos, o que gera uma certeza muito maior do que será feito, qualificando corretamente as tarefas pela sua importância e urgência.
A organização e o planejamento caminham lado a lado com o tempo, e você pode fazer isso com qualquer ponto de sua vida, seja ela profissional ou pessoal, pois se você sabe onde está, em que lugar quer chegar, o que necessita para fazê-lo e sabe o caminho a usar, já sabe realmente o quanto está a frente dos demais.