16 de agosto de 2007

O exercício de ouvir em Marketing

Ouvir as pessoas é uma forma rápida de captar os seus desejos, faz com que soluções sejam encontradas mais rapidamente, muda o relacionamento com seus clientes, permite criar um ambiente interno muito favorável e mais criativo.
Existem momentos certos para se ouvir alguém, logicamente cada pessoa deve ter o bom senso de filtrar as informações mais importantes, uma vez que você sempre tem muito para fazer e que o tempo é igualmente limitado para todos.
Diante do pouco tempo existente é extremamente importante aproveitar o tempo dentro de uma organização, reuniões longas, que ultrapassam uma hora de duração, demandam altos custos e, em poucas oportunidades, solucionam algo.
Também é importante salientar que uma parte das pessoas não irá lhe dar atenção naquele momento, mas podem auxiliar a encontrar pontos a serem melhorados nas idéias, quando o seu projeto é exposto.
A forma e o conteúdo das apresentações influenciam diretamente na atenção das pessoas que assistem, desta maneira fica claro que é muito mais fácil compartilhar com os demais, em um período anterior da sua apresentação, informações sobre o assunto, pois ao menos as pessoas já conhecem um pouco da idéia e tendem a ouvir e questionar de forma a colaborar.
Como a comunicação sempre é utilizada entre as pessoas, nada mais natural do que poder falar e principalmente ouvir, mas as organizações têm uma cultura de que não há tempo para conversar, e quando as pessoas são colocadas em uma sala para reunião estão fora do seu território, podem até ter o que comentar, mas que devido ao momento acaba guardando tudo em segredo, pois nem sempre ela estará com as pessoas com as quais trabalha diariamente.
O fato de permitir que os colaboradores conversem faz com que todos acabem ganhando, quando você tem uma idéia e pesquisa um pouco sobre o assunto percebe que precisará de conhecimentos que não possui, então procura outras pessoas para compartilhar as informações que já detém em mãos e agrega novos dados com a opinião e conhecimentos dos demais.
A forma de lidar com os relacionamentos e as idéias acaba influenciando diretamente no ambiente, desta forma os programas de comunicação instantânea facilitam a troca de informações, mas também acabam por trazer riscos para a organização, pois existem pessoas que imaginam que podem comentar sobre qualquer assunto no mundo virtual, como também existem aquelas que em uma conversa com amigos emitem opiniões que deveriam ser mantidas dentro da organização.
Quanto ao momento mais adequado para se ouvir alguém, por incrível que pareça é justamente quando você diz que está sem tempo, pois ao fazer este comentário uma idéia fantástica pode ser engavetada e até mesmo apagada.
E as vezes as pessoas acabam esquecendo que tem dois ouvidos e uma boca, porque criam a falsa ilusão de que "o que eu tenho para falar é mais importante do que o que você tem a dizer".