3 de agosto de 2007

O uso das informações em Marketing

Diariamente são analisados inúmeros aspectos relacionados ao mercado e a melhor forma de atender seus consumidores, o que acaba gerando um grande fluxo de informações e ao mesmo tempo traz para dentro da organização muito conhecimento, sobre o mercado e sobre a própria empresa.
Com o avanço natural das tecnologias, percebe-se que os canais utilizados pela comunicação das organizações com seus clientes têm passado por adaptações e gerados muitos resultados positivos, principalmente quando houve um estudo correto e o consumidor mostrou-se aberto às novas modalidades utilizadas pelas empresas.
Mesmo sem o uso direto da internet, muitas organizações acabam criando formas diferenciadas de chamar a atenção de seus consumidores, criam campanhas para um público-alvo que tem preferência por um meio de comunicação tradicional ou então optam pela interação do consumidor e a campanha.
Diante dos recursos conhecidos atualmente, torna-se maior a necessidade de se pesquisar o que exatamente o consumidor quer receber, ler ou ver.
Com o hábito de buscar informações constantemente no mercado podem ser encontradas as oportunidades, antes da concorrência e com a ajuda dos consumidores.
Quando se tenta conquistar um novo público é necessário conhecê-lo, nada mais natural do que fazê-lo por meio de uma pesquisa, e que deve ser o início de uma longa parceria, mas que com o passar do tempo acaba criando uma rede de relacionamentos, porque os consumidores sentem-se seguros ao adquirir produtos de uma determinada marca e os indicam aos seus amigos.
Os caminhos que a informação toma dentro de um mercado podem mudar os ciclos de vida de uma organização e de seus produtos, seja por uma nova tendência em utilização de materiais ou pelo surgimento de produtos mais aprimorados.
Com base na informação é possível direcionar a empresa rumo ao sucesso, desde que toda esta informação traga um conhecimento mais profundo do momento e permita atender aos desejos dos consumidores.
As organizações devem manter-se atualizadas, buscar novas informações diariamente e compartilhá-las com seus colaboradores, gerando mais conhecimento e abrindo novas oportunidades no mercado.
A informação mais importante não é aquela que está guardada em um banco de dados, mas sim aquela que percorre a organização e é transformada em um conhecimento aplicado em suas ações.