13 de agosto de 2007

Open source Marketing

Buscar e encontrar as melhores informações faz parte do dia a dia de todos, as organizações realizam pesquisas para descobrir o que o consumidor deseja, as pessoas pesquisam para encontrar um produto que lhes agrade e compartilham as informações.
Com o auxílio da internet as pesquisas tornaram-se mais rápidas, fáceis de se realizar e permitem comparar os produtos.
O consumidor ganhou mais facilidades com a internet, independente do produto ou serviços que irá adquirir ou utilizar, criando desta forma uma nova tendência no mercado, o Open Source Marketing.
O Open Source Marketing já existe há algum tempo, assim como a globalização já existia muito antes de se falar em computadores, internet, pois o comércio dos países europeus com a ásia e oriente médio na busca de produtos já era realmente a globalização, logicamente em um volume menor, mas voltando ao Open Source Marketing pode-se dizer que é uma estratégia onde os ganhos da organização não são imediatos, há uma grande divulgação da marca, dos produtos, da satisfação do consumidor ao utilizar, real ou virtualmente, um produto, serviço ou idéia, por um tempo determinado ou não.
Esta ação leva a ampliar a visibilidade da empresa no mercado, cria a lembrança na mente do consumidor (share of mind) e, como conseqüência, dá a organização uma participação elevada no mercado (market share).
Mas você pode não lembrar se já utilizou ou não o Open Source Marketing, no meu ponto de vista já fez isso muitas vezes, fará hoje e amanhã certamente, pelo simples fato de entrar em um blog que lhe convenha e buscar as informações que necessita.
Logicamente há inúmeros fatores que hoje permitem que você encontre mais conteúdo para sua pesquisa, onde há a necessidade de filtrar a informação e utilizar um foco muito bem ajustado.
No dia a dia existem inúmeras fontes que podem trazer artigos interessantes, agregar valor a uma informação e repassá-la em uma linguagem mais clara e que você entende perfeitamente, principalmente porque fala "a sua língua".
Dentre as diversas fontes, você pode encontrar entretenimento, blogs com temas científicos, assuntos relacionados a uma área do conhecimento etc.
No meu ponto de vista, ao disponibilizar links de outros blogs, acabo permitindo que mais fontes, e de excelente conteúdo, sejam conhecidas e posso destacar:
Também é possível ressaltar que todos os blogs acabam trazendo conteúdo, seja para relaxar, trocar informações e auxiliar pessoas que possuem dúvidas, desta forma pode-se notar que toda informação tem seu valor, pois sempre há alguém interessado e que a busca de alguma forma.