21 de agosto de 2007

Trocas de informações em Marketing

Compartilhar as informações é uma constante na vida das pessoas, todas as mensagens passam dados relevantes para aquele momento, ou para um futuro próximo, o que em alguns casos pode trazer uma grande oportunidade para a sua empresa.
É natural perceber que em certos casos o ser humano tende a guardar muitas informações, em alguns casos o medo é o principal responsável por esta ação, mas as pessoas tendem a buscar o que necessitam em diversas fontes, proporcionando assim um conhecimento maior e que é compartilhado futuramente.
Existem momentos em que os segredos das organizações podem fazer uma grande diferença, em especial quando há uma descoberta realmente inovadora, quando um produto novo está em desenvolvimento ou quando os serviços passam por melhorias que deixam os concorrentes para trás.
Mesmo assim existem pessoas que evitam compartilhar informações, imaginando perder seu falso poder dentro de uma empresa e que sempre geram dúvidas para os seus colegas, desta forma os colegas procuram as informações em outros lugares e acabam finalizando suas tarefas.
Por outro lado há um certo número de pessoas que não conseguem guardar informações, talvez este seja um dos motivos que faz com que as pessoas compartilhem um pouco do que possuem de conhecimento, e que acabam fornecendo informações exclusivas da sua organização para pessoas que não estão em seu ambiente, ou seja, trabalhando na mesma empresa.
Da mesma forma existem informações comuns a todas as pessoas, uma simples pesquisa traz os dados e os estudos realizados sobres eles acabam por trazer as informações necessárias, como se fosse um banco de dados universal e que você pode acessar a qualquer momento.
Como os bancos de dados das organizações são muito sigilosos, percebe-se que há um exagero na proteção de alguns dados, o que serve para uma área é descartado por outra, o que acarreta a separação entre as pessoas, a comunicação interna é ineficiente e as soluções para um problema demoram a chegar.
Outro ponto que pode interferir é a ética, em especial quando esta deixa de ser utilizada, em certo momento uma informação que uma pessoa tenha é muito importante para uma outra área, um outro time ou para outra pessoa.
Também é interessante de se observar como a mudança no comportamento influencia diretamente o ato de trocar informações, a internet agiliza pesquisas, facilita a comunicação em um determinado nível e faz com que muitos dados percorram inúmeros computadores em pouco tempo, o que auxilia a formar times dentro de organizações.
O mais interessante mesmo é quando você precisa encontrar uma informação, a tem dentro de sua casa e não percebe, talvez pelo hábito de buscar a informação em outros locais ou por desconhecer que o que é realmente necessário está diante dos olhos.