9 de fevereiro de 2011

As estratégias de Marketing envolvidas com a cultura organizacional e o desenvolvimento contínuo de soluções para os consumidores

Desenvolver estratégias diferenciadas é um passo decisivo quando as empresas optam por oferecer muito mais do que produtos e serviços, levando-se em conta todo o preparo necessário e as ações que estão interligadas de tal maneira, que é praticamente impossível dizer rapidamente qual é a área onde tudo começou a ser idealizado, contrariando as formas comuns de ação e colocando em pauta uma observação mais ampla do mercado.
Ao criar e desenvolver as estratégias é possível trazer para o contexto do dia a dia muito mais do que meras ações a serem implantadas, trabalhando com ciclos que formalizam todo o esforço conjunto e direcionado ao êxito, não trazendo o hábito de ignorar tudo o que acontece fora das paredes da organização, para depois culpar os concorrentes.
Estas práticas que envolvem o ato de culpar são tão comuns que chegam a passar despercebidas no quotidiano organizacional, fato que se enquadra em uma cultura distorcida e utópica, baseando as ações naquilo em que a empresa acredita ser o melhor para o cliente.
Obviamente estas empresas não sabem realizar pesquisas de mercado, não conseguem ouvir os consumidores porque custa tempo e é necessário ter inteligência para falar diretamente com os clientes, algo que passa longe de qualquer cogitação, pois o consumidor é um problema que é gerenciado e só promove uma necessidade de se trabalhar muito bem para atendê-lo e satisfazê-lo.
Para que isto não aconteça são necessários inúmeros passos dados antes do início das atividades organizacionais em um mercado, que são chamados de planejamento, com estudos aprofundados, trazendo uma análise das possibilidades de êxito e também da viabilidade do negócio.
Só que em alguns mercados os estudos são desnecessários, as empresas nascem única e exclusivamente para produzir, sem uma razão, sem noção do que deve ser feito e do que se precisa para manter toda a cadeia de eventos funcionando adequadamente.
Este tipo de situação é tão comum que diariamente é possível ouvir dentro das empresas que as ações são colocadas em prática e depois são estudadas formas para se colocar tudo nos eixos, e não pensar, estudar, analisar, planejar e agir, pois isto é coisa para empresas que se preocupam demais em atender aos clientes, e só por estes pontos são as que conquistam mais consumidores, viram referência de mercado e não permitem que os concorrentes cheguem perto.
E o mais interessante é que estas organizações ainda encontram espaço para revolucionar suas próprias ações, trazer novas aplicações aos seus conceitos e colocar em prática as estratégias que darão certo pelo simples fato de terem estudado o mercado, por conhecerem seus clientes e por ouvirem e compreenderem muito bem o que é dito.
Então a inteligência não fica isolada em uma sala onde a pessoa criativa fica presa, pois as trocas de ideias constantes são fundamentais e essenciais para a vida de qualquer negócio, mesmo que isso traga muito trabalho, tendo como recompensa um resultado que fará a empresa ser reconhecida por muito tempo, deixando os concorrentes para trás.