2 de fevereiro de 2011

As mídias e o Marketing permissivo

Aprender a lidar com as novas mídias é um desafio para as organizações, muitas ainda não estão na internet e outras já partem para um outro campo, o que se observa é a quantidade de estudos relacionados ao comportamento do consumidor, talvez ainda seja um campo com uma quantidade infinita de informações, mas que muitas organizações estão esquecendo de observar com cuidado, deixando com isto um público-alvo para a concorrência.
Somente estudar e aprender como funcionam as novas tecnologias não é suficiente para se obter êxito, é necessário que a organização esteja envolvida e focada, o planejamento para a inserção em uma nova mídia é requerido e todas as ferramentas disponíveis devem estar ajustadas para servir à empresa.
Além das pesquisas para descobrir os desejos do consumidor, é necessário compreender o nível em que este consumidor irá permitir que as informações cheguem até suas mãos, trabalhar com o Marketing permissivo é o diferencial de que as empresas devem usufruir para que seus clientes sejam atendidos.
A permissão é um fator muito importante nesta hora, nenhuma pessoa deseja que seu e-mail, telefone celular, caixa de correio convencional etc., sejam invadidas com campanhas não requisitadas, isto leva a buscar um relacionamento diferenciado com cada consumidor, deixar que o consumidor escolha o que deseja receber, na hora em que desejar e quando desejar, também deve haver uma opção para que o cliente escolha encerrar o serviço, pois, caso ele mude de idéia após um tempo, poderá receber novamente o que deseja.
As diferentes mídias que podem ser utilizadas como uma via para se passar mensagem e informações aumenta com o passar dos tempos, antes havia basicamente a impressa, em jornais, revistas, panfletos, folders etc., atualmente a era digital facilitou a distribuição, mesmo assim ainda é preciso manter o foco, associar seu conteúdo com o perfil do consumidor, até mesmo os videogames estão servindo de plataforma para determinadas campanhas, onde a inserção de um banner ou outdoor virtual dentro do jogo é uma forma de passar aos jogadores uma mensagem.
Mas ainda há um longo caminho a se trilhar, com a chegada das campanhas aos aparelhos de telefone celular percebe-se que muitas pessoas acabam recebendo o que não desejam, assim como já acontece com o e-mail, onde a falta de conhecimento do público e a ausência da permissão por parte do consumidor resultam em lixo eletrônico (spam), e o consumidor pode até mesmo trocar a sua marca pela do concorrente.
A melhor forma de comunicação a ser usada é aquela onde todos conseguem receber e ofertar o que desejam, o que implica em conhecer muito melhor o consumidor e realmente ouví-lo, algo que algumas empresas ainda não conseguem por acharem que já sabem o que o consumidor quer.