2 de fevereiro de 2011

As mudanças e o conhecimento em Marketing

Em um mercado onde novos conhecimentos são formados diariamente, percebe-se que existe uma facilidade de se quebrar paradigmas, criar torna-se natural e permite que a organização tenha, pelo menos, um diferencial em seus produtos e serviços.
Com o aumento da concorrência, tendências de mercado que direcionam o que será aceito pelos consumidores e o desenvolvimento das pessoas, é possível entender o quanto uma organização ganha ao dar para seus colaboradores condições de utilizar o conhecimento adquirido ao longo do tempo, por meio de estudos, pesquisas e até da troca com seus colegas de trabalho.
Um dos grandes paradigmas que você pode perceber em uma organização é invisível, são paredes criadas para proteger as pessoas e evitar o contato entre elas, pois, na cabeça de alguns gestores, cada área deve manter-se em seu lugar, não pode haver troca de informações e reunir as pessoas para melhorar um projeto torna-se impossível.
Com os estudos mais aprofundados dos gestores, há uma grande oportunidade dessa realidade mudar, o convívio com as demais pessoas da organização é vital, não há como criar uma organização com êxito e sucesso sem que as pessoas tenham um mesmo objetivo dentro dela.
As mudanças auxiliam a melhorar o ambiente interno, logicamente existem pessoas que resistem à mudança por desconhecer seus benefícios, e para o ser humano em geral tudo o que é desconhecido deve ser levado para longe, talvez porque este mesmo ser humano tenha esquecido de que ao entrar pela primeira vez em uma sala de aulas tenha se deparado com um ambiente desconhecido, ao entrar em contato com as letras para ser alfabetizado também não as conhecia, e assim por diante em todas as outras matérias que cursou ao longo da vida.
Também há motivos que dão razão àqueles que resistem às mudanças, pois uma mudança mal planejada e mal executada demonstra o despreparo dos gestores que a implantaram, como tudo na vida o melhor caminho é conhecer o ambiente, as pessoas e pedir sugestões, entender quais são os efeitos da mudança ao explicar-lhes o que será feito e principalmente ouvir.
Da mesma forma é possível antever o que o mercado trará de surpresas para os concorrentes, estudar e aprender com os consumidores é primordial, porque é o consumidor e sua mudança no comportamento que renovam produtos e serviços.
As melhores mudanças são aquelas que são percebidas após um determinado tempo, foram executadas de maneira sutil e geram bons resultados, pois todas as pessoas envolvidas estavam cientes e conheciam os passos a serem dados tão profundamente que a mudança gerou um ambiente agradável e receptivo às novas condições.