2 de fevereiro de 2011

Comunicação diferenciada em Marketing

A comunicação com os consumidores é um dos pontos em que as diferentes formas existentes influenciam boa parte das decisões, desde o primeiro contato com uma marca ou produto a comunicação se faz presente e passa ao consumidor uma imagem agradável ou não.
Sem os sentimentos envolvidos em uma escolha não há escolha, mesmo que as pessoas não assumam que há um sentimento por trás de cada escolha, e desta forma a comunicação é muito mais profunda quando existe o conhecimento dos sentimentos que devem ser passados em um produto e até mesmo na sua marca.
Mas ainda assim é necessário filtrar o público-alvo, criar um vínculo emocional com os consumidores de cada produto é utilizar todos os dados obtidos em pesquisas, e todos os produtos têm um cunho emocional.
Diariamente as escolhas de cada cliente são baseadas em informações, emoções e na percepção distinta de cada pessoa, o que dá a oportunidade de passar uma mensagem que envolva o cliente.
O que você pode imaginar é que não há como passar emoção em uma campanha via e-mail, talvez porque ainda não tenha uma pesquisa que aponte qual é o tipo de mensagem a ser usada ou a empresa opte por padronizar toda a comunicação com seus clientes.
Logicamente o trabalho é muito maior, pois cada pessoa recebe a mesma mensagem de forma diferente e criar campanhas únicas e individuais traz um resultado melhor quando se realizou uma pesquisa e as informações são utilizadas.
Diante das oportunidades de mercado, e também da concorrência, é possível que em certo momento alguém tome a frente e faça a personalização da comunicação, iniciando todo este processo com o Marketing permissivo e também com o Marketing 1 para 1.
O envolvimento do consumidor com uma marca representa a percepção dos sentimentos, seja pelo produto, pelo nome, pelo design etc.
Utilizar a comunicação é compreender os desejos de quem está do outro lado e realmente ouvir cada palavra.