2 de fevereiro de 2011

Conhecer e entender os mercados em Marketing

Cada mercado tem suas particularidades, o que transforma a pesquisa em uma ação muito importante para todas as empresas, traz para dentro da organização dados que são utilizados de maneiras distintas e que permitem a conquista de uma fatia de mercado.
Uma das formas de conquistar fatias de mercado maiores é justamente entendê-lo, procurar referências nos desejos dos clientes, inserir a melhoria contínua e sempre estudá-lo.
As organizações têm formas distintas de utilizar os dados coletados em pesquisas, a mesma informação pode ser usada por diferentes áreas e auxiliar a encontrar soluções mais eficazes.
O planejamento também deve estar em foco, uma pesquisa realizada sem um planejamento pode não ser tão útil assim, seria algo como medir sem motivo algum e com aplicação nula.
Todas as áreas da organização devem se comunicar, pois todos participam do processo produtivo e também deve estar presente no planejamento e elaboração de estratégias, o que muitas organizações ainda não praticam, mas que já perceberam a necessidade.
A integração entre todas as áreas é fundamental, principalmente em mercados exigentes e onde o cliente tem muitas informações, e em certos momentos conhece o produto mais profundamente do que um vendedor da loja.
A comunicação também ganha um grande destaque nas pesquisas, seja para ampliar o mercado ou atender aos desejos do consumidor, esta comunicação sempre estará presente, mas ainda assim é necessário ajustar o conteúdo com o público-alvo, desde o lugar onde será realizada a pesquisa até a linguagem utilizada.
Sempre que uma empresa buscar novos dados no mercado, seja para inserir novos produtos ou serviços, seja para melhorá-los, estará na busca por informações que ainda não as detém.
O que também deve ser visto é a, já existente, disponibilidade das informações em bancos de dados da empresa, mas que pela falta de acesso parecem não existir, o que gera custos desnecessários em novas pesquisas e ainda toma muito tempo.
Todos os mercados têm suas oportunidades, mas nem todas empresas percebem estas oportunidades, talvez pela falta de pesquisas, talvez por estarem tentando atender um mercado não lhes é ideal.