2 de fevereiro de 2011

Conhecimento de mercado em Marketing

Planejar as ações de uma organização no mercado requer cuidados, pesquisas e o uso do conhecimento que já existe dentro da organização.
Mesmo em mercados já conhecidos sempre há muito para se aprender sobre o comportamento do consumidor, os novos produtos dos concorrentes, como melhorar o relacionamento com clientes e fornecedores, e ainda manter o foco principal.
Com a experiência e conhecimentos adquiridos a tarefa de planejar pode parecer mais simples, o que pode, em certos momentos, atrapalhar o desenvolvimento adequado e com um foco sempre presente.
Também existem mudanças inesperadas, que podem ser do mercado interno ou então vindas de outros mercados, quando há a exportação.
Mesmo assim os riscos são iguais em todos os mercados, conhecer muito bem o mercado é a base para desenvolver um planejamento melhor.
As pesquisas são fundamentais, obter informações junto aos clientes dá a chance de se encontrar as oportunidades antes da concorrência.
Uma das formas que permite as organizações manter-se bem é não deixar de fazer o que a levou ao sucesso no mercado, permitindo-se aprender diariamente e buscando informações com seus clientes.