2 de fevereiro de 2011

Demanda e oferta de produtos em Marketing

Encontrar um ponto de equilíbrio entre a demanda e oferta de produtos e serviços em um mercado é muito importante para uma organização, mas existem fatores que limitam ou permitem atender adequadamente ao mercado estimado.
Estudar e entender o comportamento do consumidor permite às organizações atender de forma mais simples os desejos, criar produtos e serviços mais úteis e que tenham mais valor agregado do que aqueles ofertados pelos concorrentes.
É interessante perceber que a análise dos cenários, em suas diversas dimensões, traz para dentro da empresa uma riqueza em conhecimento muito grande, e em certos momentos pouco aproveitada, pois muitas informações acabam guardadas em um banco de dados e sequer são utilizadas.
Com base na procura de um determinado produto, a organização pode tentar atender aos consumidores interessados, mesmo assim não atenderá a todos os consumidores do planeta, algo até imaginado por alguns gestores, mas que comprova um conhecimento pequeno de mercado.
Também é fato que a demanda e oferta de produtos dificilmente chega ao equilíbrio, o mercado muda, os concorrentes ofertam produtos similares com atributos melhores, as pessoas tornam-se fiéis a uma certa marca e a experiência de uso também define se o consumidor irá ou não trocar de marca.
As trocas estão tornando-se cada vez mais naturais, parece que muitas organizações estão esquecendo de conversar com seus clientes, ouvir o consumidor é um passo muito importante a ser dado, mas saber que sua empresa ainda tem consumidores é mais importante.
O que pode ser feito em um mercado competitivo é buscar dados, transformá-los em informações e utilizá-los, mas nem sempre isto é possível porque algumas empresas trabalham com áreas isoladas, não há contato entre os colaboradores e o conhecimento não se desenvolve.
A demanda também deve estar ajustada a capacidade produtiva da organização, alguns gestores acabam produzindo muito mais do que o necessário e se esquecem da matéria-prima adquirida, dos estoques cheios, da dificuldade em transportar os produtos, do atendimento etc.
Demanda e oferta são variáveis que talvez ou raramente se encontrem em um ponto comum, assim como um mercado cresce, as exportações aumentam, mais consumidores procuram, há o ciclo de vida que alguns ignoram, achando que o consumidor jamais deixará de adquirir aquele produto.
Todos os produtos e empresas possuem um ciclo de vida, que pode se alongar ou encurtar, dependendo da visão e do conhecimento desenvolvido ao longo deste ciclo, determinando o êxito e sucesso da organização.