18 de fevereiro de 2011

A diferenciação organizacional na escolha da oferta de soluções para o mercado em Marketing

Escolher ofertar soluções é algo incomum na maioria das empresas, quando lidam com a falta de conhecimento e não param para pensar, agindo sem saber que rumo seguir ou quais serão os impactos, mostrando que a melhor opção é o desaparecimento deste modelo inadequado e voltado exclusivamente a enganar consumidores.
As empresas que conseguem oferecer soluções transformam seus problemas em oportunidades ao usarem o conhecimento para entender o que ocorreu, interpretando as informações coletadas e usando-as como um referencial.
Outro modo de se aproveitar melhor cada oportunidade é difundir a ideia de que a troca de informações é elementar e vital para o início de todos os pensamentos que levam às ideias que criam produtos e serviços.
Além disso as variáveis estudadas são compreendidas profundamente, contando com a participação direta de todos os colaboradores nas análises que levam ao êxito, sendo sua consequência o sucesso, colocando uma nova visão sobre as atitudes que colocam todo o conhecimento organizacional em um novo nível, revelando a capacidade de organização e adaptação às mudanças.
Mas somente as mudanças não justificam o desenvolvimento de novas ideias, também é muito interessante ter objetos analisados e estudados por outros ângulos, com visões diferentes daquela que já se instalou no ambiente organizacional e que podem atrapalhar as percepções de cada uma das áreas.
Por outro lado é essencial que a empresa não perca de vista seus fundamentos, e quando estes fundamentos são baseados no conhecimento, tudo é feito com mais habilidade.
Então a participação dos colaboradores não é mero acaso ou intromissão, ainda que muitos gestores inaptos achem que as pessoas são recursos que podem ser alocados em qualquer lugar e que só servem para seguir instruções sem pensar.
Aprender diariamente é uma opção que revela a inteligência das empresas, que se preocupam em evoluir, sabendo que não possuem todas as respostas e que sempre há mais de um caminho a ser estudado, como fonte de informação e de desenvolvimento contínuo.