7 de fevereiro de 2011

A essência das ações estratégicas de Marketing com o aproveitamento do conhecimento dos colaboradores na formulação dos produtos e serviços

Diariamente as empresas podem encontrar concorrentes mais bem preparados, que cuidam do desenvolvimento interno em todas as áreas e traduzem o conhecimento obtido ao longo do tempo em forma de produtos e serviços, com a intenção de atender melhor aos seus clientes e não permitir que as supostas dificuldades as impeçam de satisfazer os consumidores.
Encontrar o equilíbrio ideal faz com que as melhores empresas busquem um desenvolvimento contínuo, que revela pontos que ainda merecem cuidados específicos e também abraçam os pontos que já são definitivamente grandes diferenciais competitivos.
Além disso é essencial colocar em ação muito mais do que processos descritos como soluções para qualquer negócio, é fundamental trazer aquele conhecimento para dentro da empresa de forma a adaptá-lo e encaixá-lo na cultura organizacional, para que não existam conflitos desnecessários e que atrapalhem o desenvolvimento.
Então cada ação passa a ter um valor diferenciado, e quando as empresas sabem que devem fazer o seu melhor no presente para ter um futuro conseguem acabam por incorporar um espírito reconhecidamente valioso.
Mas também é fundamental traçar objetivos que apontam uma direção, sem deixar o alvo encoberto por situações, além de colocá-lo logo à frente e consolidar a integração das áreas, revelando também que é vital construir uma história ao percorrer um caminho e conhecê-lo muito melhor do que os concorrentes, a não ser que a empresa se contente em ficar à sombra das outras organizações.
Estes passos parecem difíceis de serem colocados em prática porque a maioria das empresas não sabe o que fazer, além de não se preocuparem com o essencial, partindo para caminhos tortuosos e que não levam a lugar algum, ficando eternamente em um território limitado, não por elas próprias, mas por seus concorrentes.
Mesmo assim fica evidente que o concorrente muito bem preparado é uma das melhores fontes de referência, passando a contribuir indiretamente para o desenvolvimento do mercado, colocando produtos e serviços melhores e inovadores em um ritmo que se adapta aos desejos dos clientes e faz valer todos os investimentos em estudos e pesquisas.
Do mesmo modo é fundamental ter uma base sólida, onde todos os colaboradores sentem-se à vontade para compartilhar suas experiências e aplicar o conhecimento diferenciado em soluções com a finalidade de entregar aos clientes os melhores produtos e serviços antes da concorrência.