2 de fevereiro de 2011

Estudos e mercados em Marketing

Estudar um público-alvo para lançar um produto traz vantagens e permite conhecer mais profundamente os desejos dos clientes, levando em conta cada uma das variáveis e até mesmo impedir que o concorrente consiga inserir seu produto no mercado antes da sua empresa.
Sempre que uma empresa consegue equilibrar os 4 p´s de um produto ou serviço, tem maiores chances de êxito e sucesso, pois o conjunto formado pelos p´s é muito mais forte, mas depende de pesquisas e dos dados que os consumidores passam para a organização.
Os fatos que levam um produto a conquistar um mercado são frutos de um bom planejamento, além do próprio produto, da comunicação, distribuição e preço.
Também pode-se observar que cada um dos p´s influencia diretamente os demais, e atrai os clientes pelo conjunto de informações que são passadas através de campanhas ou pelos amigos.
Os amigos também entram como uma variável que permite o sucesso dos produtos, todos possuem redes de relacionamentos, as experiências de um amigo contam muito mais do que as informações de um fabricante, em certos casos.
E, partindo deste princípio, é vital para uma organização que deseja conquistar seu espaço, perceber os detalhes que auxiliam na tomada de decisão na aquisição de um produto ou utilização de um serviço.
Desta maneira o relacionamento entre o consumidor e a empresa torna-se mais profundo, há um compromisso muito maior e as estratégias devem ser revistas para evitar que os concorrentes tomem o seu mercado.
Mas, para que o relacionamento seja positivo é necessário compreender o que o consumidor deseja, ofertar produtos para um público-alvo já conhecido pode parecer mais simples, mas qualquer descuido é fatal.
Algumas organizações tendem a "achar" que conhecem seu mercado perfeitamente, então deixam de lado o planejamento, os estudos, pesquisas e todo o esforço utilizado para conquistar uma fatia de mercado.
Quando uma organização deixa de lado o que a tornou forte, acaba tomando um rumo muito distante daquele almejado inicialmente, mas é possível alterar uma postura quando a essência não é perdida e faz parte da cultura organizacional.