2 de fevereiro de 2011

Feedforward em Marketing

Há algum tempo o retorno, ou feedback, foi muito utilizado dentro das organizações, como se fosse uma defesa e uma tentativa de evitar que as pessoas cometessem erros, atualmente as pessoas ainda utilizam o feedback e não conseguem o resultado desejado, principalmente porque os gestores não estão preparados para lidar com eles próprios e com seus colaboradores.
Desta forma o que acontece é um retorno negativo, que está preso a uma situação que não pode mais ser mudada e que sempre volta às conversas quando aquela pessoa está presente, ou seja, o feedback foi tão distorcido que tornou-se uma punição eterna dentro de algumas organizações.
Se você for levar em consideração a tradução literal do termo feedback, perceberá que toda a ênfase dada pelas organizações, por um longo período, foi o passado, tentando mudá-lo e deixando de evoluir.
Mas o que deve ser utilizado na verdade não é o feedback, que por muito tempo exerceu sua função dentro das organizações e com o passar dos anos desfigurou-se devido a falta de conhecimento dos gestores que a utilizaram de maneira errada, mas se não é mais possível utilizar o feedback como uma ferramenta, você deve estar imaginando o que deverá ser utilizado, há um conceito muito melhor, que permite aprender e realmente auxiliar quem teve dificuldade em alguma tarefa dentro da organização.
O feedforward é justamente o que as organizações necessitam atualmente, esta é uma forma, ou ferramenta, para que o gestor dê aos seus colaboradores a oportunidade de melhorar, o gestor utiliza este conceito para perguntar "de que forma eu posso te ajudar para que isto não aconteça mais", algo muito distinto do feedback atual.
Enxergar à frente é essencial para as organizações, aprender é um exercício diário e traz a melhoria contínua para as pessoas e a organização, mesmo assim existem pessoas que acham saber de tudo, que não precisam aprender mais nada e que o problema de um colega de trabalho não o afeta.
Se o erro de uma pessoa dentro da organização não afetasse a todos, seria muito fácil obter êxito, nenhuma empresa nova seria montada e a evolução não seria necessária, mesmo assim existem pessoas que acabam deixando de ajudar porque "isto não é da minha área", e se esquecem de que a organização tem suas áreas interligadas e inter-dependentes.
O que você pode começar a mudar é justamente o retorno dado ao seu colega, ou colaborador, se utilizar o feedback nada será aprendido, com o feedforward terá em mãos a oportunidade de dizer indiretamente que se preocupa com a outra pessoa e que todos cometem erros.
Mas se você se pergunta o que pode fazer para utilizar corretamente o feedforward, imagine aquela vez que alguém lhe pediu uma ajuda, qual foi a sua reação e o que ocorreu.
Nenhuma pessoa sabe tudo, mas pode ser que o que um colega seu não saiba hoje esteja dentro do seu nível de conhecimento, faça parte de um aprendizado seu e que deve ser utilizado, caso contrário não há função para o conhecimento que você tem em sua mente.
Sempre que possível procure entender o que aconteceu, busque uma forma de aprender e se permita compartilhar com os demais o que sabe, pois uma informação guardada não é a mais valiosa, então é necessário dividir com os demais o conhecimento obtido ao longo dos anos, pois ao fazer isso você demonstra que sabe onde encontrar mais e permite que todos à sua volta tornem-se melhores.