2 de fevereiro de 2011

A importância da comunicação com o consumidor em Marketing

A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para a integração das áreas de uma empresa, onde todas as informações são compartilhadas para que o foco seja mantido, os projetos sejam executados e o desenvolvimento ocorra em toda a organização.
Diante da concorrência é muito importante ter uma empresa trabalhando e pensando em conjunto, criando projetos com a participação de todas as áreas é mais fácil otimizar tarefas, planejar todos os passos e satisfazer o cliente de forma mais consistente.
Como cada uma das áreas possui uma linguagem diferenciada é necessário conhecer muito bem a forma mais adequada de se passar uma informação.
Comunicar não é somente passar informações, é uma troca que deve se fazer presente em cada momento, seja para planejar, criar um projeto ou interagir com os demais colaboradores.
Em certos momentos a comunicação pode ser afetada por ruídos, até mesmo em mensagens escritas isto ocorre, então é de suma importância deixar espaços para trocar informações, questionar e sugerir como a comunicação pode se melhorada ao longo do tempo.
Sempre que uma organização deseja lançar um produto busca as diversas formas de comunicação para passar a sua mensagem para o cliente, e então a pesquisa se torna um grande banco de dados para que as palavras corretas sejam utilizadas, as imagens também dizem muito e acabam por definir o êxito de uma campanha.
Mesmo com toda a certeza de que a organização conhece muito bem o seu mercado, é vital buscar novas referências em todos os momentos, uma vez que os concorrentes utilizam as pesquisas de diversas formas, assim como você pode utilizar.
Aprender a lidar com as diferentes situações é uma constante em qualquer mercado, desde os menores até o mercado global, e mesmo assim a pesquisa sempre fará parte do conhecimento que é procurado constantemente, seja em uma pequena loja, onde o próprio dono está no balcão atendendo, até as maiores empresas, conhecer o consumidor é um exercício diário.
Outro ponto interessante é que muitas pessoas acreditam que o cliente sempre tem razão, mas você pode dar razão a um cliente que fala mal de seu produto ou serviço, porque não seguiu o manual de instruções para o uso ou aplicação adequadamente?
No meu ponto de vista esta resposta é não.
O relacionamento com o cliente sempre deve ter como base o respeito, os direitos e deveres cabem a ambos os lados, o consumidor tem o direito de adquirir o produto que deseja, mas tem o dever de seguir instruções de uso ou aplicação, da mesma maneira a organização tem sua participação muito mais ativa neste processo, pois as variáveis que envolvem este relacionamento são inúmeras, desde a produção até o atendimento na loja.
A comunicação é muito importante, seja entre a organização e seus colaboradores ou da organização com seus clientes, então é de bom senso passar a mensagem de maneira mais simples, de fácil compreensão e que gere um relacionamento melhor.