2 de fevereiro de 2011

A influência da localização em Marketing

A localização de uma organização influencia diretamente a sua funcionalidade, permite que os fornecedores estejam mais próximos, que seja fácil enviar os produtos para as lojas entre outros aspectos.
O que algumas organizações não percebem é a importância que se deve dar ao local onde será instalada uma fábrica, pois tudo o que está a volta deve ser apresentado no planejamento, conhecer as facilidades e dificuldades é fundamental.
Todas as variáveis devem ser analisadas, iniciando por pontos como a entrada e saída, de matéria-prima e produtos respectivamente, mão-de-obra qualificada no local da nova instalação, possibilidade de expansão futura, impacto ambiental etc.
Mas são poucos os casos onde os estudos são realizados, atualmente a sociedade está exigindo um pouco mais de consciência das organizações, buscam adquirir produtos e serviços de empresas que respeitam o ambiente, que implantam ações de responsabilidade social e estão mais próximas da população vizinha.
O fato de conhecer melhor o consumidor traz vantagens que nem todos enxergam, além de atender aos desejos deste consumidor, a organização pode, e em inúmeros países deve, ser mais responsável com o mundo que a cerca.
Existem formas muito simples, e que até mesmo as micros e pequenas empresas conseguem obter um relacionamento com a comunidade melhor, logicamente o preparo dos gestores, o conhecimento e o planejamento facilitam as ações, com foco nos resultados futuros, onde a própria sociedade fará questão de citar a organização como um exemplo.
Enquanto algumas organizações não percebem as vantagens de se formar uma parceria com a comunidade, a sua pode trazer este diferencial para o seu lado, com um planejamento bem elaborado, conhecendo os impactos e oportunidades, e acima de tudo com ética, uma vez que a sua empresa só poderá dar aquilo que possui.