20 de fevereiro de 2011

A integração das áreas na visão organizacional do mercado e da satisfação dos consumidores em Marketing

No momento em que todas as áreas trabalham integradas o fluxo de desenvolvimento ganha muito mais velocidade, precisão e coerência dentro dos processos evolutivos solicitados pelo mercado e por todos os consumidores, apontando para novas soluções ofertadas após aplicar o conhecimento dos estudos em pesquisas de forma muito acertada e necessária.
A assertividade se torna fundamental em todas as áreas, criando um complexo fluxo de troca de informações, com um aprendizado mútuo pouco usado pelas organizações, principalmente quando existe a crença de que uma empresa ainda é composta por departamentos, que ficam isolados e são expressamente proibidos de se comunicar.
Este posicionamento diante da concorrência só faz ressaltar ainda mais a competência alheia, que busca oferecer soluções ao invés de problemas, mas muitas empresas ainda acham que tudo o que acontece é um problema, especialmente quando um cliente as procura.
Esta visão míope é efeito da falta de compromisso com o mundo real, deixando transparecer a incompetência e a relutância em assumir que as mudanças estão presentes no dia a dia de todas as organizações, como se esta forma de atuar ainda pudesse sobreviver em um mercado altamente competitivo e que não é dominado pelas empresas da forma como elas acham.
Então a imaginação com base em conhecimento faz a diferença, traz uma nova luz sobre as informações já obtidas e mostra que as possibilidades de uso do conhecimento chega próximo ao infinito, além de alinhar o que é desejado pelos consumidores com a capacidade de cada organização atendê-los e satisfazê-los.
Só que são poucas as empresas que conseguem aliar o conhecimento às práticas diárias internas, pois sabem que são formadas por áreas interligadas, de forma tão simples que se tornam complexas quando não visualizadas da maneira correta.
Outro ponto é a capacidade organizacional em criar culpados por tudo o que acontece, como se esta fosse a resposta para tudo e que as suas ações não contribuíssem para seus fracassos diante da competência dos concorrentes e da sabedoria dos consumidores em escolher o que lhes atende realmente.
Há também um movimento que revela as fraquezas internas, e tudo acaba travado porque a organização tem uma cultura incompetente ao extremo, pois acha que uma determinada área, ou pessoa, jamais terá problemas, e isto compromete todo o desenvolvimento.
Diante desta posição equivocada as empresas incompetentes são eliminadas do mercado, perdem clientes em um número tão elevado que passam a achar que a rotatividade é normal, pois sequer olhar para o que fazem, já que isto também seria impossível, pois a sua visão mostra que a competência e a organização são irrelevantes e que a culpa do desastre chamado de empresa pertence aos outros e não àqueles que ignoram o mercado e clientes.
Sendo assim tudo o que é produzido por seus concorrentes não traz a oportunidade de aprender e melhorar, de se desenvolver e de cuidar melhor das pessoas envolvidas em todos os processos, pois tudo o que está do lado de fora das paredes e portões da organização não é interessante, e este conceito também se encaixa para o que está do lado de dentro.
Por sorte, que na verdade é a competência transformada em trabalho e êxito na aplicação das informações e estudos, os consumidores sempre terão outras empresas dispostas a atendê-los da melhor forma possível, aproveitando a segmentação de mercado, colocando em ação toda a sua experiência com as situações vivenciadas e dando vida à própria história, pois não apagam o passado, deixando-o vivo e dando aos consumidores muito mais do que produtos e serviços.
Não são todas as empresas que possuem problemas, pois aquelas que conseguem oferecer soluções aprofundaram seus conhecimentos sobre o assunto e o entenderam como uma oportunidade, enquanto que as demais organizações acham que o que não tem solução é um problema, e por isso jogam a culpa de seus fracassos no mercado, nos consumidores e naqueles que sempre fizeram tudo da maneira correta.