2 de fevereiro de 2011

Interação com o consumidor em Marketing

Ao longo dos anos as organizações passaram a lidar cada vez mais com a internet, os consumidores estão cada vez mais utilizando os serviços virtuais para economizar tempo, agilizar suas pesquisas de produtos, trocar informações com amigos e manter um relacionamento com as organizações.
Mesmo com toda a evolução, desde as facilidades geradas até a velocidade cada vez maior, pode-se notar que algumas empresas ainda passam por dificuldades ao colocar suas páginas na internet, o que afasta consumidores devido à sua complexidade e até mesmo falta de uma simples informação.
Muitas empresas criam suas páginas olhando apenas para seu público interno, onde todos conhecem de forma razoável todas as funcionalidades da página, onde encontrar as informações etc., mas que para um consumidor são pontos desconhecidos.
Uma das formas para se facilitar a vida do consumidor é compreender os desejos destes consumidores, trocar informações e realmente utilizá-las.
Mas são muitas as empresas que ainda relutam em modificar suas páginas para facilitar a vida do consumidor, até mesmo aqueles consumidores que gostam de utilizar a internet perdem a paciência com páginas confusas e que dificultam o acesso às informações, mas também deve-se olhar a falta de conhecimento das próprias empresas ao entrar para este novo mundo, o que pode ocorrer sem uma pesquisa e, então, acaba se tornando um problema.
Ao associar a simplicidade com a funcionalidade, muitas organizações deixam abertas as oportunidades para uma nova visita dos consumidores, quanto mais rápido se encontra o que é desejado, melhor é a satisfação do consumidor, que passa a compartilhar com seus amigos a experiência obtida e que trouxe um resultado muito positivo.
O que deve ser percebido é que a tecnologia está presente na vida de todas as pessoas, independente da sua evolução ou da região, mas ainda assim é possível que tudo o que deveria facilitar a vida das pessoas apenas complique o que já não é muito simples.
O maior desafio de uma página é entregar ao consumidor, em sua tela, o que ele deseja com apenas três cliques, e que você já conhece de alguns sistemas de busca muito utilizados.
Também pode-se destacar um outro desafio para todas as pessoas, criar algo simples, mas parece muito mais difícil do que criar algo complexo, devido as dificuldades que algumas pessoas encontram em observar um mesmo objeto por outros ângulos.