3 de fevereiro de 2011

Marketing e ações de responsabilidade social

Uma das exigências, que há algum tempo já acompanha o mercado, atualmente é uma empresa socialmente responsável, o que traz algumas dificuldades para aquelas que talvez não saibam como implantar ações de responsabilidade social ou tenham em mente que sua relação com o mercado é apenas atender às demandas ofertando produtos.

Em boa parte dos casos há empresas que já introduziram em seu ambiente interno ações de responsabilidade social, já alcançaram resultados melhores ao tornar a organização mais humana, o que parece um paradoxo, uma vez que todas as organizações são formadas por pessoas.

Mas com o passar do tempo a exigência dos consumidores passou de focar simplesmente seus produtos ou serviços, agora há uma necessidade, para a organização, de estar inserida na comunidade e realizar algo muito maior do que apenas atender às demandas de produtos e serviços.
E, como é fácil de se perceber, as grandes empresas têm mais facilidades de investir uma soma maior em suas ações, mas para os micro e pequenos empresários não existe um caminho tão simples, mas nem sempre estes mesmos empresários notam que podem se unir para inserir na sociedade a sua ação de responsabilidade social.
Outro ponto, além do monetário, que pode impedir a elaboração e execução de um projeto deste porte é o pouco conhecimento sobre o tema, da mesma forma há uma pequena confusão entre responsabilidade social e filantropia, e que ambos podem ser utilizados pelas organizações, mas que apenas a responsabilidade social tem seu envolvimento direto.
Com as novas exigências dos consumidores é possível perceber que os próprios colaboradores podem sugerir ações para a organização, e que por vários motivos acabam auxiliando a organização em inúmeros pontos, como resultado das suas ações junto à comunidade.
Também existe uma preocupação com o ambiente, como se de repente todos descobrissem que suas ações acabam prejudicando este mesmo ambiente de onde são retiradas algumas matérias-primas.
Na verdade o que é percebido realmente é que as organizações devem estar atentas não somente aos concorrentes, aos desejos dos consumidores e as suas ofertas e demandas, há a introdução de novas variáveis que permitem ao consumidor escolher um produto ou serviço, trocar de marca ou então se manter fiel ao saber que, mesmo indiretamente, participa de alguma ação em favor de outras pessoas.
Em um dado momento, no futuro, todas as organizações, independente de seu tamanho, terão que ter ações de responsabilidade social para se manter no mercado, os consumidores terão grande importância em toda a relação da empresa com a comunidade.
Mas antes de sair criando qualquer ação é imprescindível que haja um estudo sobre o que é a responsabilidade social, o que pode ser feito pela organização e como será mantida por um determinado tempo.
Da mesma maneira toda ação deve criar sua própria fonte de sustento, mas que é conquistada com o passar do tempo e requer um cuidado especial da empresa que a colocou em prática, porque o consumidor tem muito mais informação hoje e sabe quem realmente é socialmente responsável e age corretamente.