3 de fevereiro de 2011

Marketing, informações e melhoria contínua

Compartilhar informações e conhecimento é um meio de integrar, mais e de melhor maneira a organização, a forma como a integração ocorre pode determinar o êxito no mercado e permite alçar objetivos mais concretos no planejamento estratégico.
Algumas organizações optam por utilizar programas (softwares) especializados, mas nem sempre sua capacidade é explorada totalmente, seja por limitar as informações que são disponíveis aos colaboradores, seja porque estes mesmos colaboradores não trabalham unidos.
Além de facilitar muito do que é produzido, a informação compartilhada permite que os colaboradores enxerguem os pontos em que um projeto pode ser melhorado, e sempre há o que melhorar em qualquer área.
Assim como um processo de melhoria contínua é implantado e traz benefícios, todas as informações que são compartilhadas permitem que o conceito de fazer sempre algo melhor da próxima vez seja visto na prática, e que dá à organização uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes.
Da mesma maneira deve-se olhar para o que o concorrente está fazendo, se você ainda não tem um programa de melhoria contínua na empresa, seu concorrente já pode tê-lo e estar muito na frente em inúmeros aspectos.
Então você percebe que precisa implantar a prática de melhoria, o que não é um simples processo, é uma cultura que todos os colaboradores devem ter, e atualmente não há como deixar que a empresa fique parada no mesmo lugar por muito tempo, sempre há a necessidade de aprimorar produtos e serviços, e o cliente assim o deseja.
Enquanto algumas organizações ainda tentam produzir sem um processo de padronização, seus concorrentes já possuem um padrão definido para os produtos, facilitando o controle de qualidade e permitindo melhorar tudo o que é envolvido naquela linha de produção, inclusive o conhecimento dos colaboradores, que ao entenderem e deixarem a cultura da melhoria contínua fazer parte de sua vida, podem auxiliar na forma de se encontrar novas soluções e melhorar tudo o que está à sua volta.
E então os gestores poderão obter mais oportunidades, seus colaboradores têm mais conhecimento, podem auxiliar nas decisões e apontar o que pode ser melhorado, mas a palavra final sempre recai sob a responsabilidade do gestor, que deve ser o primeiro a ter em mente a cultura da melhoria contínua.
Outro ponto interessante passa a ser o que o consumidor considera como valor, e valor é a razão entre os benefícios e os custos, torna-se fácil notar que a exigência do consumidor aumentou e que os concorrentes já sabem disso, portanto sempre buscam aprimorar os benefícios de um produto ou serviço para o consumidor, bem como reduzir os custos, e também deve-se ressaltar que cada pessoa tem um conceito de valor diferente na sua percepção, o que para alguns é bom para outros é mediano, e assim por diante.
Muitas organizações buscam melhorar seus produtos e serviços diariamente, tratam de melhorar o tráfego de informações internos e buscam integrar todas as áreas, o que só é possível quando as pessoas dentro da organização estiverem preparadas para compartilhar seu melhor, porque sabem exatamente onde encontrar novas fontes de conhecimento e aprendizado.