2 de fevereiro de 2011

Marketing para conhecer novos mercados

Estudar um mercado antes de entrar nele é um princípio utilizado por algumas organizações, para entender melhor que produtos ou serviços poderá disponibilizar, que público-alvo deve ser escolhido, quais são os concorrentes, o funcionamento das leis, que caminhos utilizar e até a forma como posicionar sua marca neste mercado.
É óbvio que existem muitos detalhes que são estudados, as necessidades da organização, quando pretende entrar em um novo mercado, são fortemente direcionadas para um estudo prévio, você pode utilizar um representante local para entrar com seus produtos, para facilitar a interação com os clientes locais e também se torna uma empresa presente no dia a dia dos consumidores.
Diante do estudo que deve ser realizado anteriormente, surgem oportunidades que a concorrência local pode não perceber, da mesma forma a sua organização pode passar por dificuldades ao entrar em um mercado imaginando que todos os mercados são iguais.
Adaptar a sua empresa ao novo mercado é fundamental, existem leis que devem ser seguidas, mas um dos pontos que mais influencia é justamente o consumidor, com sua cultura diferente, seus hábitos distintos e um comportamento novo perante a empresa, pode aceitar ou não o produto ou serviço ofertado.
Diariamente você lida com produtos de vários países ou regiões, o que não é novidade e já está presente na vida das pessoas há muito tempo, logicamente na época em que os navegadores percorriam o mundo ainda não existia o termo globalização, e mesmo assim o comércio entre diferentes nações e continentes fez, e faz, parte do dia a dia das pessoas.
Outro ponto interessante é que a marca tem uma boa influência sobre a decisão do cliente, caso ele seja fiel àquela marca, existe uma pequena vantagem sobre o concorrente, mas que na falta de um produto, uma vez que todos estão cada vez mais iguais, o direciona para a concorrência.
Isto também ocorre ao se entrar em um país, nem mesmo a língua facilita a compreensão do mercado ou dos hábitos e costumes da população, desta maneira os estudos direcionados a conhecer melhor o mercado dão uma base para entrar ou não naquele mercado, até mesmo adiar esta decisão, o que também pode ser uma vantagem percebida antes da concorrência.
O que algumas organizações não percebem é que até mesmo dentro de um país há uma grande diferença entre consumidores de cidades distintas, e que os estudos mais aprofundados sobre o comportamento do consumidor são necessários.
A melhor forma de uma organização conhecer um mercado é estudá-lo, algumas não o fazem dentro de seu território, deixando espaço para as demais empresas, mas se você conhece um pouco melhor o mercado pode encontrar as oportunidades e aproveitá-las, mesmo que este mercado esteja do outro lado do mundo.