2 de fevereiro de 2011

Melhorar a comunicação em Marketing

A comunicação deve ser utilizada pelas organizações para facilitar a compreensão de uma situação, passar uma mensagem, trocar conhecimentos, informar aos colaboradores as atuais necessidade da empresa, dizer ao consumidor que produz um produto ou oferta um serviço e também devem ser fáceis de entender.
Todos sabem, ou devem saber, que a comunicação interfere diretamente nos resultados, pois através dela as pessoas interagem, seja por meio de uma conversa ou mesmo de forma escrita, logicamente deve-se utilizar uma linguagem que se enquadre à sua necessidade, e é por isso que em certos momentos a comunicação traz dificuldades.
Dentro da organização as áreas utilizam linguagens específicas, terminologias diferenciadas e que dificilmente estão no quotidiano de todos, até mesmo entre as pessoas que formam a organização existe uma dificuldade em compreender o que a outra pessoa diz ou escreve.
Ainda assim pode-se perceber que em certos momentos não há tempo hábil para retirar dúvidas, pedir esclarecimentos sobre o que foi dito e talvez seja até eliminada esta possibilidade, pois existem gestores que acham que todos que trabalham na empresa conhecem todas as palavras, termos técnicos e diferentes significados para uma mesma palavra.
O maior obstáculo para a comunicação ser efetuada de modo simples e direto é o conhecimento, cada pessoa possui um nível diferente, se prepara de maneira diferente, busca aprender diariamente e a atenção dada ao conhecimento individual é fundamental, pois uma organização existe de fato quando um número de pessoas está ali desempenhando suas tarefas e se comunicando.
Quando se deseja facilitar a comunicação, deve-se estar atento ao que será exposto, utilizar uma linguagem mais simples é uma forma de obter a compreensão dos demais, trocar informações com outras pessoas é uma boa forma para eliminar as barreiras da comunicação e seus ruídos.
A comunicação só existe quando duas pessoas interagem, pois sempre há um emissor e receptor, e os dois lados devem prestar atenção à compreensão de ambos.