2 de fevereiro de 2011

Melhoria contínua no relacionamento em Marketing

Perder clientes é algo que nenhuma organização deseja, mas que acontece ao longo do tempo, por motivos que passam pela troca de um produto pelo concorrente e até mesmo têm influência direta do atendimento.
Atender ao cliente é uma ação que determina, e comprova, o que há por dentro da empresa, o melhor atendimento é reflexo do melhor clima organizacional, faz com que todas as pessoas, dos colaboradores ao mais altos executivos, tenham a mesma importância, pois nenhum serviço é mais importante que o outro em uma organização.
O atendimento é um dos grandes diferenciais que uma organização pode inserir como valor agregado, o cliente que recebe um tratamento único se sente valorizado e estará mais propenso a retornar àquela loja ou ponto de venda.
Todos os relacionamentos de longa duração, seja da empresa com seus clientes, dos fornecedores com a organização, iniciam-se no atendimento, mesmo que muitos possam imaginar que o fornecedor tenha uma matéria-prima de alta qualidade, não há como adquirir produtos se o prazo de entrega não faz jus a fama, e é assim nas lojas e pontos de venda.
Os consumidores dão preferência aos estabelecimentos que melhor lhes atendem, algo muito natural para o ser humano, e você mesmo já passou por experiências em que o atendimento foi o que mais chamou a atenção e permitiu retornar à loja.
O primeiro cliente de uma organização é seu colaborador, algo que alguns gestores esquecem e que reflete diretamente no desempenho da empresa, desta forma é possível entender porque Henry Ford pagava altos salários para seus colaboradores, era uma forma de cada trabalhador adquirir um automóvel que ele mesmo produziu.
Sempre que possível é de bom gosto analisar o relacionamento, em especial o atendimento, dado aos colaboradores, sem um clima organizacional adequado o desempenho torna-se menor, os clientes que se deslocam até o ponto de venda sentem-se insatisfeitos e procuram a concorrência.
Quando você entende que sua organização é formada por pessoas, fica mais fácil melhorar o atendimento e relacionamento com clientes, principalmente porque você faz com os demais o que deseja que façam com você.