2 de fevereiro de 2011

Mercados, conhecimento e oportunidades em Marketing

Cada organização escreve sua história no mercado, conquista consumidores, cria cadeias de valor, pesquisa e traça suas estratégias, tudo isto dentro de um planejamento bem elaborado, estudando cada variável e se permitindo acompanhar a evolução natural do mercado.
A conquista de consumidores é uma constante em cada organização, fazê-lo exige dedicação, ouvir muito bem o que o consumidor deseja e atendê-lo da melhor forma possível, sendo que o melhor atendimento sempre será o próximo, pois a empresa deve aprender a conhecer cada vez melhor seus clientes.
Desta maneira as pesquisas ganham um valor muito maior, conhecer o consumidor antes do concorrente é ter em mãos informações exclusivas, mas também deve-se saber como utilizá-las no dia a dia de relacionamentos com clientes.
Ainda assim é necessário ter um conhecimento muito mais profundo da própria organização, saber quem são os colaboradores, pois são eles que permitem o desenvolvimento de novos produtos e serviços, atendem aos consumidores nos pontos de venda e formam os laços entre o consumidor e a empresa.
Com o passar dos tempos as organizações coletam um número, praticamente infinito, de informações, mas saber como utilizá-las é o grande diferencial, saber o que o cliente gosta e não poder atendê-lo é algo que ocorre, talvez pela falta de foco na pesquisa ou porque este cliente mudou e a empresa não acompanhou a mudança.
Em um mundo globalizado é possível que o concorrente não esteja ao lado da sua organização, este concorrente pode estar em um país vizinho, no mesmo continente ou do outro lado do mundo, mas que nem sempre é percebido como concorrente, mas toma seu mercado tranqüilamente e decreta o fim das atividades de algumas organizações.
As pesquisas ajudam as organizações a compreenderem melhor em que mercado estão, quem são os maiores concorrentes, quais são os diferenciais que podem ser utilizados, quem é seu cliente, como criar uma cadeia de valor, que comunicação será melhor aproveitada etc., mas se a organização não souber quem é, onde está, aonde quer chegar e como fará para alcançar os objetivos, de nada adianta conhecer muito bem o mercado.