2 de fevereiro de 2011

Mídias e comunicação em Marketing

Saber qual é a melhor mídia para se comunicar com o público-alvo é ter em mãos dados confiáveis, medir o potencial de cada uma delas e colocar-se à frente da concorrência.
Também podem ser usadas mídias distintas para passar uma mensagem, conhecendo muito bem o cliente se torna mais fácil estar presente no local em que ele se encontra, mas ainda assim é necessário utilizar a mensagem correta, que traga uma linguagem simples e que seu conteúdo traga informações relevantes.
A internet trouxe algo que muitas mídias não podem dar ao consumidor, que é uma interação com o conteúdo, criando experiências diferenciadas e que estão disponíveis durante todo o período do dia, e que é utilizada a qualquer momento pelo consumidor.
Uma outra diferença é a escolha do consumidor para conhecer a mensagem ou desfrutar da interação promovida pela internet, o cliente define o horário em que deseja buscar mais informações, e o faz quando há tempo disponível para isto, o que leva vantagem sobre ações de tele-marketing que são programadas ao gosto de algumas empresas e geram insatisfação para o consumidor.
Logicamente todas as mídias podem ser usadas de forma a passar a mensagem desejada aos clientes em qualquer lugar, o que atrapalha a comunicação entre a empresa e o consumidor é achar que o cliente sempre está disponível para receber uma informação da empresa, e então as reclamações sobre alguns serviços utilizados são grandes.
O melhor caminho para se comunicar é saber ouvir, entender o que o consumidor deseja é um processo pelo qual todas as organizações devem passar, mas para saber o que este cliente quer é fundamental falar a mesma língua que ele.
Outro ponto interessante é saber em que lugar estará o cliente, nem todas as pessoas estão conectadas à internet todo o tempo, e então percebe-se a grande vantagem que se pode retirar do Marketing permissivo, uma ferramenta útil e que faz do cliente um receptor mais ativo na comunicação.
A melhor ferramenta de comunicação é aquela que passa as informações de maneira correta aos clientes, que está no local e hora exatas onde o consumidor se encontra e que é vista por ele, mas que requer um estudo muito mais aprofundado, pois a comunicação entre a organização e seus consumidores deve ir ao encontro dos desejos de ambos.
A comunicação é uma via de duas mãos, onde o ouvir é muito mais importante do que o falar excessivamente, sem prestar atenção na pessoa que está do outro lado e sem uma mensagem simples e de fácil compreensão para o cliente e para a organização.