19 de fevereiro de 2011

O foco, o planejamento e a compreensão das ações em Marketing

Muitas empresas não compreendem o setor em que atuam, por isso oferecem produtos e serviços que caem no esquecimento rapidamente e são vistas como referências negativas, exemplos que apontam quais caminhos não se deve seguir e que deixam de ser estudados mais profundamente.
Empresas que compreendem o negócio em que atuam têm mais chance de aproveitar as oportunidades e entregar aos consumidores o que eles desejam, mostrando que cada estudo realizado traz uma abrangência maior da relação empresa mercado, chegando até o cliente.
No entanto as organizações ficam perdidas em meio à concorrência quando não entendem a sua função dentro de cada mercado, pois foram fundamentadas sobre suposições desvinculadas do pensar, pois alguém achou que criar aquela empresa fosse a melhor solução.
Esta falta de estudos antes de se abrir uma empresa é muito comum em muitos mercados, o que faz do ciclo de vida das organizações algo muito curto, que não vai ao encontro da oferta de soluções aos consumidores, mas sim de encontro aos concorrentes já estabelecidos e que fizeram todos os estudos e planejamentos necessários.
Desta maneira o planejamento é o passo inicial para se colocar em prática uma ideia, mas também chega a ser comum encontrar empresas que sempre copiam os concorrentes, que acham que apenas produzir já é o suficiente e que existe um universo infinito de consumidores disponíveis, só porque a empresa ao lado já possui uma base de clientes.
Outro ponto que foge da compreensão da maioria das empresas é a capacidade em entregar aos clientes o que é prometido, fazendo das ações precipitadas o passo inicial para a não realização de uma ação planejada, bem estruturada e que pode ser atendida realmente.
Também é possível observar que estas empresas tentam diversificar ao máximo o que oferecem em todos os mercados, para compensar a falta de capacidade, e qualidade, ao invés de saber o que fazem, buscando refinar o conhecimento e criar uma ordem cronológica para suas ações.
Além disso a visão organizacional é completamente descompromissada com a realidade, pois tudo é feito na última hora, sem uma base que comprove que aquela ação funciona no mundo real e que pode ser colocada dentro da empresa, pois ela terá a capacidade de produzir o que foi prometido.
Enquanto isso acontece as melhores empresas conquistam mais clientes, permitindo estudar e analisar mais profundamente as informações coletadas, além de buscar a resposta sobre a possibilidade de fazer ou não o que o cliente pede, algo que na maioria dos casos é um detalhe deixado de lado, principalmente nas empresas que fazem qualquer coisa de qualquer jeito e para qualquer cliente.
Conhecer profundamente o próprio negócio pode parecer algo irrelevante para a maioria das empresas, mas quando isto acontece há uma abertura de oportunidades muito maior, a base de clientes aponta para as soluções oferecidas que são bem aceitas e direcionam as empresas ao êxito no desenvolvimento de novas soluções, já que o conhecimento é requisito mínimo para dar o primeiro passo e fazer por merecer as conquistas.