2 de fevereiro de 2011

O valor do conhecimento em Marketing

Aprimorar o conhecimento de mercado é um dos fatores que permitem às organizações encontrar uma nova oportunidade ou melhorar a forma como oferta um produto ou serviço.
Os investimentos em talentos humanos sempre são bem-vindos, trazem novas perspectivas para os projetos já existentes e agregam muito mais do que novos conceitos dentro da organização.
Sempre que possível é necessário ampliar o conhecimento, mas também há de se respeitar o que já está disponível dentro da própria organização, valorizar os talentos humanos é uma forma de promover o uso dos investimentos realizados ao longo dos anos em cursos, especializações, seminários etc.
Mas o que é notado dentro do universo organizacional é o pouco uso real do conhecimento dos colaboradores, algumas organizações investem em treinamentos e não permitem que novas práticas sejam usadas, ou então auxiliam seus colaboradores a estudar e não permitem que o conhecimento adquirido pelo colaborador traga novos ares para a empresa.
O conhecimento sempre se amplia, não há como reduzí-lo, e quando uma organização deixa de aproveitar tudo o que o colaborador tem a oferecer, pode-se estar deixando de lado uma oportunidade de mercado.
Em um mundo globalizado não há como segurar o conhecimento e a busca pelo mesmo, desta forma é importante saber que tipos de conhecimentos são aplicáveis aos negócios da organização, e como o conhecimento surge de forma plural, nada mais interessante do que saber onde inserí-lo.
Outro ponto interessante é que o conhecimento traz desenvolvimento para os colaboradores, e desta forma a organização ganha ao permitir que seus colaboradores contribuam para o crescimento de todos os demais.
As melhores fontes de conhecimento são as que realmente são aproveitadas, portanto é de muito bom senso saber exatamente onde utilizar um determinado conhecimento, pois as vezes o que é muito simples traz soluções maiores.