27 de fevereiro de 2011

O valor do conhecimento no desenvolvimento de estratégias de Marketing com o foco em soluções simples e desejadas pelos consumidores

Empresas que não pensam em suas ações deixam de lado a forma mais simples de se oferecer as melhores soluções aos clientes, partindo de princípios em que o consumidor depende da organização, não enxergando a realidade do mercado e que existe uma disponibilidade muito maior de concorrentes a oferecer algo que vai além do que é produzido.
As percepções diferenciadas dos clientes no momento de uma aquisição de produtos e serviços deixam mais evidentes as ações tomadas com base no conhecimento, especialmente partindo das empresas que procuram ofertar soluções reais e que são desenvolvidas com e para o cliente.
Então cada passo é analisado antecipadamente, estudando-se as variáveis e criando uma base maior para apoiar a tomada de decisões, sem apressar a oferta de soluções ou apenas sair produzindo sem saber ao certo o que os consumidores procuram ou o que os concorrentes oferecem.
Mas também se faz necessário ir além do que está visível, e é neste estágio que as empresas podem mostrar claramente as suas visões diferenciadas sobre o mesmo mercado, pois existem pontos que não estão inclusos nos produtos ou serviços diretamente, assim como há uma necessidade de se ampliar a visão com o auxílio dos colaboradores e consumidores.
Por isso é importante saber o valor das pesquisas realizadas e já programadas para o futuro, com uma visão que torna o presente a melhor e maior constante a ser avaliada, já que o passado serve de base de sustentação e logicamente aponta para o futuro.
Além disso é possível usar procedimentos que trouxeram diferenciais àquilo que a empresa oferece ao consumidor, e que com o passar dos anos confirmaram qual é a personalidade da organização, tornando-a reconhecida e fazendo com que até mesmo os concorrentes passem a ter a mesma percepção.
Também é vital evitar que as melhores práticas parem de ser desenvolvidas, uma ação comum e que revela uma incapacidade em gerenciar a inovação, os hábitos e tudo o que envolve a criação da excelência, apagando aos poucos a história organizacional e colocando em xeque todas as ações anteriores.
Mas para que tudo isso não seja apenas um discurso vago é evidente que há um princípio básico que deve ser levado em conta, pois o conhecimento sempre deve ser ampliado, o uso dele em ações inteligentes é essencial e permite sair do comum, e por isso as soluções mais simples sempre terão maior destaque, já que as empresas, e as pessoas que as formam, sempre estão voltadas ao complexo, criando barreiras entre seus produtos e serviços e os clientes.
Os maiores desafios das empresas não estão incluídos em decisões complexas, algo habitual e comum ao dia a dia organizacional, mas àquilo que tange a simplicidade na aplicação do conhecimento, transformando-o em produtos e serviços que possuem um valor agregado destacado pelos consumidores ao encontrá-los disponíveis no mercado, com o interesse em satisfazer clientes além do ato da compra.