2 de fevereiro de 2011

Objetivos e estudos de mercado em Marketing

Os objetivos traçados em um mercado são estimulados pelo conhecimento obtido ao longo dos anos, das experiências que cada organização passou e do que aprendeu.
Definir claramente os objetivos é uma ação que exige dados confiáveis, as pesquisas e acompanhamento dos indicadores influencia diretamente nas ações a serem tomadas para elaborar objetivos simples e fáceis de compartilhar com os colaboradores.
Todas as organizações desejam o sucesso de um produto ou serviço ofertado, querem que seus clientes estejam satisfeitos e que se tornem fiéis aos produtos e marcas da empresa.
Muitos objetivos são traçados no planejamento elaborado para o ano seguinte, com base no histórico dos anos anteriores é possível compreender melhor o ciclo de vida dos produtos, do mercado e da empresa, gerando assim uma gama maior e melhor de informações para determinar qual direção seguir.
O ritmo com que os objetivos devem ser alcançados também é determinado no planejamento, não há como iniciar um novo projeto tentando atender aos consumidores do mundo inteiro, mesmo porque nem todas as pessoas querem adquirir seus produtos, e a empresa não possui capacidade para tal feito.
Os concorrentes também traçam seus objetivos de acordo com o histórico do mercado, acompanham diariamente os acontecimentos e delimitam suas ações, tudo isto estruturado em um planejamento bem estudado e com dados que permitem compreender onde chegará o mercado dentro de um período limitado de tempo.
Muitas vezes os objetivos podem parecer distantes, mas todas as pessoas acabam traçando objetivos individuais, você mesmo faz isso e conquista cada um deles ao longo do tempo e na medida em que seus esforços permitem alcançá-los.
Em uma organização não há muitas diferenças, o mercado possui as oportunidades, os estudos de mercado ampliam a percepção do que está acontecendo e então decisões são tomadas.
Para que os objetivos sejam traçados adequadamente, é necessário saber a situação atual da empresa no mercado, quem são e como estão os concorrentes, e, especialmente, ouvir o consumidor.
Algumas organizações definem objetivos como:

  • Liderança de mercado;
  • Ser a melhor do mercado;
  • Ser a maior do mercado;
  • Ter o melhor atendimento;
  • Possuir a melhor qualidade;
  • Trazer inovações para o mercado;
  • Ter mais consumidores fiéis.


Cada organização forma seus objetivos de maneira diferente, mesmo em um setor comum há diferenças, o mercado pode ser o mesmo e os objetivos distintos.
Os melhores objetivos são aqueles definidos de acordo com a capacidade da organização, procurando desenvolver os colaboradores e a organização em um ritmo igual, pois todas as grandes organizações iniciaram suas atividades em um mercado pequeno e foram definindo novos objetivos para alcançar uma fatia maior de mercado ao longo do tempo.