2 de fevereiro de 2011

Os caminhos das pesquisas de Marketing

As organizações buscam grandes oportunidades no mercado, querem alcançar um público-alvo que seja fiel e que as auxilie a encontrar o produto ideal para ofertar, mas em muitos casos a falta da pesquisa é um grande empecilho que trava todo o planejamento da organização, reduz o conhecimento sobre o ambiente externo e os concorrentes acabam por levar vantagem.
Muitos imaginam que para se fazer uma boa pesquisa é necessário investir muito, contratar uma empresa especializada e que tenha um nome de destaque no mercado, logicamente estes fatores podem ajudar a empresa a encontrar um caminho mais fácil, mas nem todas possuem um capital disponível para investir em pesquisas, e nesta hora a criatividade é uma das soluções mais viáveis.
Algumas pequenas empresas estão em contato direto com seu consumidor, possuem a informação em seus pontos de venda e nem sempre percebem, pois na mente de alguns gestores a pesquisa é algo que apenas uma empresa de renome sabe fazer.
O que alguns não enxergam é que podem realizar uma pesquisa com pouco investimento, e que este investimento pode ser o seu tempo.
Muitos consumidores costumam passar inúmeras informações para alguns colaboradores durante as suas visitas às lojas, mas também deve-se estar ciente de que todas as pessoas da organização devem trabalhar como um time, onde todas as informações são compartilhadas e o conhecimento permite atender melhor aos desejos do consumidor.
O que se nota é que nas pequenas empresas o dono, quase sempre, está no ponto de venda, e desta forma pode observar o que acontece no atendimento ao cliente, e que permite enxergar que as informações, por ele coletadas, devem ser usadas para melhorar continuamente os serviços.
Esta pesquisa, por observação, é muito importante, pode-se saber quais são as preferências do cliente, suas facilidade e dificuldades em encontrar um produto ou uma informação dentro da loja.
A melhor pesquisa não é aquela onde há um investimento elevado, mas aquela que é realizada, independente do tamanho da organização, mas existem pontos em comum entre todas as pesquisas, como o foco, onde serão utilizadas as informações coletadas etc.
Outro ponto interessante é a participação do consumidor, as questões devem permitir que o cliente diga o que pensa, e por isso é vital que as perguntas não sejam fechadas, porque um dos segredos de uma boa pesquisa está justamente em suas perguntas.