2 de fevereiro de 2011

Os clientes e as marcas em Marketing

Criar uma marca de fácil lembrança, que seja rapidamente associada ao produto ou serviço, é um desafio para as organizações, pois cada vez mais há concorrentes que estão preparados para entrar em seu mercado e conquistar seu consumidor.
Os ciclos de vida estão cada vez menores, os produtos mais parecidos e, em alguns casos, a marca poderá determinar o sucesso de um produto.
Na busca pelo produto perfeito existem inúmeros fatores, como as informações das pesquisas, que dão ao consumidor a oportunidade de encontrar o que deseja, logicamente as organizações devem estar preparadas para lidar com um consumidor muito mais exigente e informado.
Mas além de agregar valor ao produto, uma marca pode receber rótulos quando a percepção do cliente em relação aos atributos é diferente da esperada, existem marcas associadas a produtos com defeitos, o que pode ocorrer, mas não é uma constante nas diversas linhas de produção.
Outro ponto importante é justamente a fidelização dos clientes, há um conjunto de características, atributos, serviços e uma percepção de valor que permite ao consumidor agradar-se àquela marca.
Mesmo em um mercado competitivo a marca ainda tem um grande peso na hora da escolha dos produtos e serviços, muitas pessoas têm em mente que uma determinada marca fará parte de sua vida, o que atualmente é um acontecimento menos comum.
Você mesmo pode perceber quantos produtos similares e de diferentes marcas adquiriu nos últimos tempos, passando por telefones celulares ou automóveis por exemplo.
Para que você compreenda melhor a influência de uma determinada marca basta lembrar qual é o sistema de busca mais utilizado, qual é o aparelho de mp3 mais famoso, entre outras opções.
A marca pode estar tão presente na vida das pessoas que a empresa pode deixar de existir que muitos ainda lembrarão de um nome, símbolo ou figura que represente aquela marca, mas se esta marca não estiver associada a um produto ou serviço presente quando o consumidor deseja, pode ser que a marca torne-se referência de uma lembrança negativa, algo que nenhuma organização quer ter em seu currículo.