2 de fevereiro de 2011

Os consumidores e o Marketing permissivo

Utilizar o e-mail como uma ferramenta para manter um relacionamento com os consumidores pode ser uma decisão difícil de ser tomada, mas que algumas organizações tendem a entender como enviar milhares de e-mails para um cliente que não solicitou e assim transforma sua campanha em lixo eletrônico (spam).
O que muitas organizações ainda não entenderam é que o consumidor deseja receber notícias sobre novos produtos ou serviços, sobre suas promoções e demais informativos, mas o que ocorre é que a falta de percepção das empresas, da perspectiva do consumidor, fique de lado.
Atualmente é muito comum haver um pequeno retorno sobre as campanhas realizadas por e-mail, faltas de estudos sobre o público-alvo, desconhecimento dos desejos do consumidor e até mesmo a ilusão de que o cliente quer receber aquela informação estão presentes na mentes de algumas pessoas dentro da organização.
Mas se você for analisar profundamente, começando por si próprio, é difícil que goste de ficar recebendo vários e-mails não solicitados e que resistem em aparecer diariamente na sua conta, mas na sua empresa acaba fazendo o envio diário para milhares de pessoas, logicamente esta é uma decisão da organização, que também esquece de olhar o outro lado.
Para que não ocorram problemas mais graves a melhor saída é deixar que o consumidor escolha o que irá receber, especialmente em e-mails, gerando desta forma um relacionamento positivo, criando uma experiência diferenciada para os clientes e obtendo resultados melhores.
Tendo em vista que o Marketing permissivo ainda pode ser melhorado, assim como tudo o que é feito pelas empresas, podem ser encontradas formas de associar o conteúdo com os desejos do consumidor, e para que isto ocorra é necessário deixar o cliente informar o que ele quer receber.
Como muitas organizações possuem páginas na internet (sites) é possível que deixem um espaço reservado para o cliente escolher se deseja ou não receber informativos sobre as novidades, e que também defina o foco do informativo, pois existem produtos para diferentes pessoas, faixas etárias etc.
Muitas vezes a exposição excessiva da sua marca perante o consumidor cria uma recusa quanto aos produtos ou serviços, especialmente nos e-mails, pois o consumidor sente uma falta de respeito e com isso irá informar aos amigos que uma determinada empresa só o incomoda, e quando o faz, acaba dizendo isto para, pelo menos, dez pessoas.
A relação entre consumidores e empresas vêm mudando rapidamente, as organizações não conseguem se adaptar rapidamente por preservarem culturas onde o espaço para a mudança não existe, mas também pode-se notar que o número de concorrentes se amplia diariamente, e alguns erros ocorrem por não perceber o que se está fazendo.
O consumidor deseja estar informado sobre as novidades, mas é muito importante que as organizações deixem o consumidor escolher o que irá receber em seu e-mail, com o conteúdo personalizado e na quantidade estabelecida, demonstrando que a organização realmente ouviu e compreendeu o cliente.