8 de fevereiro de 2011

A ótica diferenciada sobre o desenvolvimento, o aproveitamento das oportunidades dentro das estratégias de Marketing e a diferenciação no mercado

Empresas que param de olhar para os problemas pela ótica das dificuldades conseguem se desenvolver mais rapidamente do que seus concorrentes, pois usam todo o seu conhecimento em favor da criatividade, colocando em prática soluções inovadores e criam um ambiente que permite a troca constante de ideias e informações entre os colaboradores.
Mudar a ótica de análise é uma tarefa que diferencia as melhores empresas das demais, pois passam a tratar cada problema como uma oportunidade, e é este diferencial que torna possível inovar e oferecer aos consumidores a solução desejada.
Logicamente o interesse das empresas também é diferente, não há uma busca incessante pelo dinheiro dos consumidores, já que é muito mais simples oferecer os melhores produtos e serviços para então ter como consequência o retorno monetário.
Então a lógica estratégica também muda de foco, a percepção da empresa é distanciada do que é visto em larga escala e passa a trazer uma visão muito mais próxima a dos clientes.
Só que a mudança da percepção também nasce de uma cultura voltada ao desenvolvimento, sem que os clientes sejam vistos como alvos a serem acertados, pois a organização não é mais única e exclusivamente uma fabricante, uma realidade tão nova que poucas empresas já se deram conta e conseguem se adaptar.
E como o comportamento dos consumidores também é diferente não há como manter em atividade um discurso que visa transformar todas as pessoas em somas monetárias ambulantes, ou então achar que os colaboradores são máquinas que devem apenas produzir, ao invés de pensar.
Por incrível que pareça ainda há um grande grupo de empresas que não consegue compreender as mudanças do mercado, com toda a evolução existente e trata a criatividade como uma ação que de repente surge do nada, sem conhecimento, sem pensamento, sem uma história anterior e até mesmo que envolva uma existência de informações anteriores, comprovando que a empresa deve alcançar o mais rapidamente possível o seu desaparecimento do mercado.
Há ainda a ação dos concorrentes que diariamente estão se preparando, por saberem que a cada dia tudo pode ser desenvolvido, tratando a inovação contínua como uma constante interna que chega aos clientes na forma dos melhores produtos e serviços.
As melhores empresas sabem que jamais estarão prontas em definitivo, por isso tratam o desenvolvimento como uma ferramenta útil e que traduz em forma de produtos e serviços cada uma das ideias de seus colaboradores.