2 de fevereiro de 2011

Passado, presente e futuro em Marketing

Antes de ofertar um produto ou serviço no mercado é necessário saber se ele é desejado pelos clientes e se os estudos efetuados confirmam que este é o momento correto para esta ação da empresa.
Muitos produtos desapareceram porque foram lançados em momentos equivocados, seja porque o público não estava preparado para utilizá-lo ou porque o momento ideal já havia passado.
Estes pontos são analisados em diferentes variáveis, desde a matéria-prima utilizada, passando pelo processo de produção até chegar aos desejos do consumidor, o que exige dedicação da organização para coletar os dados e estudá-los adequadamente.
Uma organização pode ter desenvolvido um produto muito a frente do seu tempo, algo que o consumidor não estava preparado para utilizar e que também foi lançado com base em uma pesquisa não tão bem elaborada.
Todos os produtos possuem um momento correto para o lançamento, disponibilizar algo muito inovador irá atrair a atenção do consumidor inovador, mas se este não é o primeiro público-alvo da organização, o projeto será descartado em breve, uma vez que a demanda não aumentará no decorrer do ciclo de vida do produto.
As empresas também pecam ao deixar passar o momento de lançamento de um produto, o que também é uma análise muito delicada, pois envolve um número de fatores que deve ser muito bem estruturado, desde os fornecedores até o ponto de venda, passando por toda a organização e integrando-a por completo.
Com a atual situação, onde os produtos são cada vez mais similares, pode-se notar que a busca por um produto diferenciado é muito maior, o valor agregado torna-se muito importante e a logística é uma das principais ferramentas que darão ao produto a oportunidade de aquisição por parte dos consumidores.
Mas da mesma forma com a qual os produtos ganham traços idênticos, também existem diferenciais que possibilitam tornar o cliente fiel, ao ouvir seus desejos e realizar um atendimento com excelência.
As principais fontes de informação estão diante dos olhos das organizações e muitas vezes dentro das mesmas, o que pode ser uma grande oportunidade para investimentos nos talentos humanos que ali exercem suas funções diariamente.
Os maiores diferenciais que uma organização pode colocar em um produto nem sempre são visíveis, partindo do conhecimento envolvido para criar e desenvolver o produto até o momento em que o consumidor o adquire.
Para uma empresa é muito bom conhecer sua história, seu passado, vislumbrar um futuro e manter-se no presente.